Leitura de capas de revistas infantis

Autores

  • Flávia Brocchetto Ramos Universidade de Caxias do Sul
  • Neiva Senaide Petry Panozzo Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v39i66.4856

Palavras-chave:

Linguagem. Infância. Leitura. Produto cultural.

Resumo

A pesquisa abrange a leitura de diferentes produtos culturais contemporâneos destinados à infância. Trata-se de um desdobramento de questões evidenciadas em virtude dos processos de hibridização de linguagem. Entre as ações desta pesquisa, está a análise de revistas infantis, visando à identificação e à caracterização de apelos verbo-visuais empregados na sua constituição e que mobilizam o leitor. O estudo descritivo-analítico investiga de que forma a linguagem, a cultura e a visão de infância constituem e são constituídas pelas capas das revistas Recreio, Ciência hoje das crianças e Turma da Mônica Jovem. A escolha desses periódicos deve-se a resultados de pesquisas realizadas anteriormente, as quais mostraram que essas são as revistas mais lidas por estudantes de escolas localizadas em Caxias do Sul (RS).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul

Professora do PPGL/UNISC e do PPGEd/UCS. Dr em Letras pela PUCRS

Neiva Senaide Petry Panozzo, Universidade de Caxias do Sul

Mestre e Doutor em Educação pela UFRGS.

Downloads

Publicado

2014-01-03

Como Citar

Ramos, F. B., & Panozzo, N. S. P. (2014). Leitura de capas de revistas infantis. Signo, 39(66), 271-289. https://doi.org/10.17058/signo.v39i66.4856

Edição

Seção

Artigos – vol. 39, nº 66, 2014