O que este texto quer [ou não quer] dizer?

Autores

  • Daiane Lopes Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Eunice Piazza Gai

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v39i66.4879

Palavras-chave:

Leitura. Literatura Infantil. Conhecimento. Narrativa.

Resumo

Sabemos que a literatura suscita conhecimento. O processo de aprendizado através da leitura literária perpassa todas as fases da vida. No entanto, uma definição para esse tipo de conhecimento é complexa, já que ele é subjetivo e manifesta-se de modo muito individual. Isso ocorre devido ao diálogo que acontece entre texto, autor e leitor. Se cada indivíduo carrega consigo um texto, ao lermos, a nossa produção de sentidos irá diferir da produção dos demais leitores. Dessa forma, exporemos, no presente estudo, algumas reflexões sobre o conhecimento propiciado pela leitura literária. Primeiramente, apresentaremos uma síntese do conto “Em Casa”, de Anton Pavlovitch Tchekhov, texto que motivou a realização do artigo e que servirá de exemplo para todas as ponderações apresentadas. Em seguida, realizaremos algumas considerações sobre a literatura infantil, considerando-a como o início do contato com o texto literário. Argumentaremos sobre os efeitos da literatura tanto em adultos quanto em crianças, assim como sobre as maneiras de apresentação de tal arte ao leitor. Por fim, tentaremos caracterizar o conhecimento provocado por ela, tendo como base, entre outros, autores como Vigotsky e Umberto Eco. O texto é composto de questionamentos e de possíveis respostas, já que não tem a intenção de exibir convicções, mas de promover reflexões sobre a temática. Em nossa investigação teórica, percebemos, então, que não há como replicarmos à indagação sobre “o que um texto quer dizer”, questionamento que intitula o artigo. Tal resposta irá sofrer variações todas as vezes que a leitura for feita por leitores diferentes ou até mesmo quando o mesmo leitor ler o mesmo texto outra vez. As possíveis respostas, na realidade, estarão respondendo a uma outra questão: como é o conhecimento propiciado pela literatura? Para este, apresentaremos algumas possibilidades de análise: um conhecimento que é singular, o conhecimento de si, mas ao mesmo tempo o conhecimento do mundo. Nesse sentido, este texto dá margens para a construção da reflexão sobre aspectos fundamentais em nossa vida: o desejo de ler e de conhecer, o papel da subjetividade e a presença da incerteza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Lopes, Universidade de Santa Cruz do Sul

Possui graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2012). Tem experiência na área de Educação Infantil e Infantojuvenil e atuou como bolsista, durante dois anos, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UNISC, vinculado à CAPES. É professora de língua espanhola, nos níveis fundamental e médio, nomeada pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, é mestranda em Letras/Leitura e Cognição, pela Universidade de Santa Cruz do Sul, onde possui o vínculo de bolsista PROSUP/CAPES. Participa do grupo de pesquisa Texto, subjetividade e memória e se dedica à análise das narrativas contemporâneas latino-americanas. Além disso, desenvolve estudos sobre a literatura infantil brasileira e latino-americana, temática de sua pesquisa dissertativa.

Downloads

Publicado

2014-01-03

Como Citar

Lopes, D., & Gai, E. P. (2014). O que este texto quer [ou não quer] dizer?. Signo, 39(66), 204-219. https://doi.org/10.17058/signo.v39i66.4879

Edição

Seção

Artigos – vol. 39, nº 66, 2014