A prototipicidade em verbetes de dicionários escolares

Autores

  • Everton Castro de Almeida Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Grayce Freitas de Sousa Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5026

Palavras-chave:

Prototipicidade. Verbete.Dicionário escolar.

Resumo

A Lexicografia Teórica é a disciplina que, em linhas bem gerais, estuda e critica os dicionários. Ela se interessa em pressupostos de outros campos de estudo, como a Linguística textual, a Pragmática e a Multimodalidade, uma vez que estes podem apresentar outra dimensão do léxico. Dessa maneira, utilizamos as bases da Teoria dos Protótipos, sob a perspectiva das ciências cognitivas, para nossa análise. Nesse sentido, este trabalho objetiva identificar e descrever a prototipicidade em verbetes dos cinco dicionários escolares da lista do PNLD 2012. Para tanto, nos baseamos nos pressupostos teóricos de Pontes (2008; 2009), Geeraerts (2007). Analisamos cinco verbetes, um de cada dicionário tipo 3.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton Castro de Almeida, Universidade Estadual do Ceará

Concentra suas atividades na graduação em Letras-Inglês-Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará. Participou do Programa de Monitoria Acadêmica - PROMAC, vinculado a Universidade Estadual do Ceará, sendo monitor da disciplina de Teorias Linguísticas, no período de Mar/2011 a Dez/2011. Participa, desde Abr/2012, do Grupo de Pesquisa Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS) com bolsa pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq no período Abr/2012 a Jul/2014, atuando na área de Lexicografia e Linguística Cognitiva.

Ana Grayce Freitas de Sousa, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa Lexicografia, Terminologia e Ensino - LETENS.

Downloads

Publicado

2014-07-02

Como Citar

Almeida, E. C. de, & Sousa, A. G. F. de. (2014). A prototipicidade em verbetes de dicionários escolares. Signo, 39(67), 110-117. https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5026

Edição

Seção

Estudos em Cognição e Linguagem