Usos do mas no gerenciamento da conversa: foco, pressuposição e contrafactualidade

Autores

  • Sandra Bernardo UERJ e PUC-Rio
  • Naira de Almeida Velozo UERJ e FACHA

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5030

Palavras-chave:

Mas. Espaços mentais. Foco.Pressuposição.Contrafactualidade.

Resumo

Análise de ocorrências do conector mas em uma sessão de mediação, etapa de um processo judicial, com vistas a testar hipóteses acerca das configurações de espaços mentais ativadas pelo uso do conector na conversa. Com base nos estudos acerca da linguagem como um Modelo Baseado no Uso (TOMASELLO, 2003a[1999]; FERRARI, 2011), na Teoria dos Espaços Mentais (FAUCONNIER, 1997) e no conceito de pressuposição, postula-se que o conector mas seja um construtor de espaços mentais que atua no gerenciamento discursivo cancelando implicaturas ou possibilitando a flutuação de pressuposições entre espaços; admite-se também que esse crie espaços contrafactuais; e ainda que seja responsável pelo deslocamento do foco de atenção entre os espaços de uma rede discursiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Bernardo, UERJ e PUC-Rio

Graduada em Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Desenvolve pesquisa em Linguística Cognitiva, com ênfase na abordagem sociocognitiva e na gramática de construções. Exerce atividade docente nas áreas de Linguística, Língua Portuguesa e Produção Textual.

Naira de Almeida Velozo, UERJ e FACHA

Naira de Almeida Velozo é doutoranda em Letras Vernáculas, área de concentração em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); mestre em Linguística (2012) e bacharel e licenciada em Letras – Português/Italiano e respectivas Literaturas (2009) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professora substituta de Linguística do Departamento de Estudos da Linguagem da UERJ, professora de Língua Portuguesa do departamento de Teorias e Fundamentos das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), bolsista da Fundação Cecierj/Consórcio CEDERJ, pesquisadora-doutoranda da Fundação Biblioteca Nacional/Programa Nacional de Apoio à Pesquisa e integrante do Núcleo de Estudos Morfossemânticos do Português (UFRJ).

Downloads

Publicado

2014-07-02

Como Citar

Bernardo, S., & Velozo, N. de A. (2014). Usos do mas no gerenciamento da conversa: foco, pressuposição e contrafactualidade. Signo, 39(67), 89-100. https://doi.org/10.17058/signo.v39i67.5030

Edição

Seção

Estudos em Cognição e Linguagem