Os labirintos da memória, da história e da representação do sujeito feminino em El Dock, de Matilde Sánchez

Autores

  • Raquel Holstein S. dos Santos Universidade de Caxias do Sul Prefeitura Municipal de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v40i69.5988

Palavras-chave:

Memória. História. Representação do sujeito feminino. Literatura latino-americana.

Resumo

A literatura de autoria feminina, na América Latina, a partir da segunda metade do século XX, fortaleceu-se, tendo em vista o início de um movimento de representação da mulher por meio do texto ficcional, partindo, em diversas obras, de fatos históricos conflituosos presentes em alguns países, entre os quais as problemáticas provenientes de regimes ditatoriais. Em tal contexto, por meio de uma abordagem interpretativa e analítica, conforme as contribuições dos Estudos Culturais de Gênero, do Pós-Colonialismo e da Regionalidade, busca-se, através da memória, desvelar um passado ainda presente, com foco na representação do sujeito feminino, redimensionando o discurso, através da obra El Dock, de Matilde Sánchez, de modo que a narradora transita entre o ontem e o hoje na tentativa de (re)organizar-se na condição de sujeito feminino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Holstein S. dos Santos, Universidade de Caxias do Sul Prefeitura Municipal de Caxias do Sul

Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade, com pesquisas voltadas aos estudos de gênero e literatura latino-americana. Atualmente, trabalha com a disciplina de Língua Portuguesa voltada à educação básica e superior.

Downloads

Publicado

2015-07-04

Como Citar

Santos, R. H. S. dos. (2015). Os labirintos da memória, da história e da representação do sujeito feminino em El Dock, de Matilde Sánchez. Signo, 40(69), 64-70. https://doi.org/10.17058/signo.v40i69.5988

Edição

Seção

vol. 40, nº 69 - Lugares na/da narrativa hispano-americana