Todo texto é um hipertexto, mas uns são mais hipertextos que os outros: uma reflexão sobre hipertexto e uso de dicionário eletrônico no ensino de idiomas

Autores

  • Vitor Ricardo Duarte
  • Lilian Cristine Scherer

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v34i56.966

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão acerca do conceito de hipertexto, tendo como referência elementos da linguística e da informática, principalmente. São aqui considerados dois posicionamentos que encaram o hipertexto de forma antagônica. Um, pauta-se pelo ponto de vista dos autores que defendem a concepção do hipertexto como uma metáfora do pensamento. O outro viés é costurado pelos entusiastas do desenvolvimento proporcionado pelas novas Tecnologias de Informação na produção dessa textualidade tecnológica reconhecida como hipertexto. O ponto de confluência dessas concepções é aqui estabelecido a partir da inter-relação desses posicionamentos para o entendimento da hipertextualidade e sua relação com o uso de dicionários eletrônicos.

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Publicado

2009-01-05

Como Citar

Duarte, V. R., & Scherer, L. C. (2009). Todo texto é um hipertexto, mas uns são mais hipertextos que os outros: uma reflexão sobre hipertexto e uso de dicionário eletrônico no ensino de idiomas. Signo, 34(56), 112-136. https://doi.org/10.17058/signo.v34i56.966