Detalhe da Notícia

Marcelo Dascal palestra na Unisc

08/09/2008

O Mestrado em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realiza, nos dias 11 e 12 de setembro, o Seminário Pragmática e Cognição. As atividades consistem em palestras que serão ministradas pelo renomado professor Marcelo Dascal. O evento é dirigido para acadêmicos da área de Letras, Filosofia, Educação, Psicologia, Comunicação Social, Direito e comunidade em geral. Dascal nasceu no Brasil, mas vive em Israel desde 1965, onde leciona Filosofia na Tel Aviv University.

Dascal é graduado em Filosofia e Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo, estudou lingüística e epistemologia na França e obteve o seu doutoramento na Universidade Hebraica de Jerusalém. Atualmente é membro do conselho de administração de várias associações científicas e periódicos. É também presidente da Associação Novo Israelita Filosófica e da Associação Internacional para o Estudo de Controvérsias. Mais informações sobre o professor Marcelo Dascal podem ser obtidas no endereço http://www.tau.ac.il/humanities/philos/dascal/

Em 2006, a Editora da Unisinos publicou a reunião de 30 artigos do autor na obra intitulada Interpretação e Compreensão. Nesses textos, Dascal discute o uso da linguagem nos mais diferentes contextos: literatura, legislação, texto digital, humor, entre outros. É sobre essas temáticas que tratará o Seminário Pragmática e Cognição, cuja programação é a seguinte:

Dia 11/09 – 20h30 - Anfiteatro do Prédio 18 Chegar à pragmática não é moleza: Os traumas da aquisição da linguagem.

Dia 12/09 – 8h30 às 11h - sala 5328 Metáforas e inovação cognitiva.

Dia 12/09 - 14h às 16h - sala 5328 Leitura e cognição: ler, escrever e pensar na era digital.