O USO DE RPG NO ENSINO DE HISTÓRIA: TRANSFORMANDO LÁPIS EM ESPADAS

BRUNA AMANDA GODINHO ROCHA, GEOVANA ANDREIA FERREIRA, MARIO CESAR RODRIGUES, RODRIGO IVAN MOHR, MOZART LINHARES DA SILVA

Resumo


Este trabalho tem a finalidade de mostrar resultados parciais das oficinas realizadas pelo Subprojeto de História, vinculado ao240Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UNISC,240da Universidade de Santa Cruz do Sul 226 UNISC, em parceria com a Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás. O projeto iniciou240em junho/2014 até a presente data, tendo como suporte o tema240História da Cultura Afro-brasileira. Para esse momento utilizou-se240o jogo de RPG (Role-Playing Game,240o qual240traduzido para o português, significa jogo de interpretação de personagem). Os objetivos que nortearam o projeto foi aumentar o interesse dos alunos de uma forma distinta, que possibilite a saída das aulas tradicionais e que os mobilize a ter um maior empenho nas oficinas. O trabalho teve embasamento nas leituras feitas pelos estagiários ao decorrer das suas vivências acadêmicas, com o apoio do orientador, junto aos encontros semanais do subprojeto na Universidade e como ponto de partida a publicação do livro Dungeons & Dragons (HEINSOO, COLLINS E WYATT, 2008), considerado a base para a realização dessa aventura. Inicialmente, para ambientar os alunos no seu primeiro contato com o jogo, esclarecer regras, tanto quanto a 223jogabilidade224, utilizou-se o período da Idade Média, pois, esse tema se tornou popular em filmes e livros atualmente, sendo possível contextualizar os conteúdos históricos, fatos e curiosidades medievais que se combinam com o decorrer do jogo. A metodologia utilizada nas oficinas se deu através do professor, que incorpora o narrador (Mestre) do enredo, que guia, descreve as situações e propõe os desafios aos alunos,240os quais, posteriormente,240assumem a ficha de seus personagens e se tornam responsáveis por suas falas, escolhas e ações até o final de cada campanha (fase do jogo). Concluiu-se a primeira etapa com êxito, possibilitando partir para a temática específica do subprojeto, que está sendo trabalhado atualmente com os alunos 226 tribos africanas 226, com o objetivo de alcançar o tema escravidão e tráfico negreiro no Brasil colonial. As observações que foram feitas até o momento constituem um aumento na procura pela oficina de História, e nesse sentido, crescendo o número de participantes na realização das mesmas,240refletindo na240permanência da ideia do projeto. O trabalho está em andamento, mas é possível visualizar um aprofundamento nesse método de ensino, pois apresenta uma maior absorção dos conteúdos trabalhados por parte dos alunos, estimulando o seu raciocínio, as suas habilidades e atitudes, retomando o seu prazer em aprender de uma maneira diferente.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.