O ENSINO DE EXPRESSÕES NUMÉRICAS POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS ENVOLVENDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

FABIANE FISCHER FIGUEIREDO, GRACIELLE NETO SILVA

Resumo


Ao analisarmos situações do cotidiano, identificamos várias, nas quais podemos aplicar a resolução de expressões numéricas envolvendo os números naturais. No entanto, nas escolas, o ensino de expressões numéricas ocorre comumente de forma descontextualizada, em que o aluno tem pouca ou nenhuma oportunidade de resolver problemas que sejam semelhantes aos resolvidos no cotidiano, o que pode causar no aluno desmotivação e dificuldades de aprendizagem. Diante do exposto, optamos por realizar uma pesquisa, apresentada em 2015/01 à disciplina de Pesquisa no Ensino de Matemática II, do Curso de Licenciatura em Matemática, da UNISC-RS. A pesquisa teve como objetivo investigar como as histórias em quadrinhos, utilizando como metodologia a resolução de problemas, pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de expressões envolvendo números naturais. Para atingir tal objetivo, realizamos a investigação no mês de abril de 2015, no decorrer de 4 horas-aula, com 25 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual do município de Rio Pardo/RS. Como atividades, a licencianda elaborou duas histórias em quadrinhos: a primeira, denominada "A Viagem de Caio", envolveu a resolução de um problema fechado, em que, como solução, os alunos deveriam representar os cálculos feitos por meio de uma expressão numérica; já a segunda história, intitulada "Salada de frutas", permitiu a resolução de um problema do tipo aberto, pois nela havia informações e dados numéricos que permitiam ao aluno criar e resolver o seu próprio problema matemático. Na prática pedagógica, os alunos foram distribuídos em duplas, de acordo com as suas afinidades, sendo que cada dupla recebeu um gibi contendo as duas histórias em quadrinhos, juntamente com fichas para registros das resoluções dos problemas propostos. No decorrer da realização da atividade, a licencianda observou que os alunos apresentaram dificuldades em associar a linguagem escrita das histórias com a linguagem matemática, então, foi necessário o seu auxílio na interpretação das histórias, para que os objetivos de ensino e aprendizagem da matemática fossem atingidos. Apesar das dificuldades, foi possível constatar que as histórias em quadrinhos contribuíram para que os alunos pudessem aprender a resolver expressões numéricas envolvendo os números naturais, já que as histórias abordaram situações problemáticas, que se assemelhavam às vividas por eles no dia a dia. Ao término das atividades e a fim de obter maiores informações sobre a resolução dos problemas e a interação dos alunos nesse processo, foi realizada uma entrevista aberta com questionamentos que permitiram constatar que, para os alunos, as maiores dificuldades encontradas foram àquelas ligadas à escrita das expressões numéricas, que, com a interação entre os estudantes e com ajuda da licencianda, puderam ser sanadas, ocorrendo o aprendizado da matemática de uma forma diferente. Dessa forma, podemos concluir que o ensino e a aprendizagem de expressões numéricas por meio de histórias em quadrinhos envolvendo a resolução de problemas podem contribuir para a construção de conhecimentos, já que favorecem as relações interpessoais, possibilitam o elo entre a linguagem escrita e oral com a linguagem matemática e oportunizam a abordagem de situações problemáticas semelhantes às vividas pelos alunos no cotidiano e os conhecimentos matemáticos que se fazem necessários a resolução de cálculos.


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