SÍNDROME DE WOLFF PARKINSON WHITE: DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM

CATIELE PICCIN, MARI ÂNGELA GADKE, JOSÉ AUGUSTINHO MENDES SANTOS, ITAGIRA MANFIO SOMAVILLA, JOSEANE SALDANHA BORBA

Resumo


Palavras Chave:  Síndrome de Wolff Parkinson White; Diagnósticos de Enfermagem. Cuidado. Sistematização da Assistência; Enfermagem.

 

INTRODUÇÃO

 

A Síndrome de Wolff Parkinson White (SWPW) foi descrita em 1930 pelos doutores Wolff, Parkinson e White (GARBELINE, 2012). De origem congênita, ocorre quando existem vias acessórias que promovem uma pré excitação ventricular, em que as fibras congênitas conectam o átrio ou o átrio-ventrículo ao ventrículo, fora do sistema His-Purkinje.

O estímulo é transmitido sem o retardo nó-atrioventricular e ocorre um by-pass com ativação elétrica prematura do ventrículo. A pré-excitação causa alterações no eletrocardiograma, ou seja, intervalo PR curto, complexo QRS alargado com uma onda delta na porção inicial e porção final normal. Nesse sentido, é importante identificar os principais diagnósticos de enfermagem ligados a patologia. Esse estudo tem relevância por tratar-se de uma síndrome pouco conhecida para a enfermagem, devido à baixa incidência na população.

 

CASO CLÍNICO

 

Paciente feminina, branca, 14 anos, proveniente de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul internou para realização de estudo eletrofisiológico por quadros de taquicardia, palpitação e dispneia, sintomas clássicos da SWPW. Recebeu o diagnóstico de Síndrome de Wolff Parkinson White e foi submetida a ablação para correção. Os estudos eletrofisiológicos intracardíacos são procedimentos invasivos que objetivam estudar o processo de despolarização cardíaca, esta avaliação é realizada durante o ritmo sinusal ou na vigência de arritmias induzidas com estimulação. Utiliza-se cateteres para cauterizar, com energia de radiofrequência a via elétrica extra. Quanto aos principais diagnósticos de enfermagem identificados, temos: diminuição do débito cardíaco (a quantidade de sangue que é bombeada para o coração no período de um minuto); integridade tissular alterada (risco de alteração do tecido tegumentar); risco de desequilíbrio hidroeletrolítico (eletrólitos e agua corporais descompensados), entre outros. 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A partir da descrição do caso, é possível destacar a importância de se pensar o processo de enfermagem   em síndromes pouco conhecidas como a descrita, objetivando a reflexão e as intervenções para a Sistematização da Assistência de Enfermagem a ser prestada.

 

Referências

 

GARBELINI, B. J. (2012). Ablação por cateter versus tratamento farmacológico para pacientes com síndrome de Wolff-Parkinson-White: revisão sistemática. Dissertação de mestrado – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu, São Paulo.

                

Apontamentos

  • Não há apontamentos.