O lúdico como estratégia educativa nas orientações de enfermagem pré-operatória de cirurgia cardíaca

Catiele Piccin, Josiane Saldanha Borba, Itagira Manfio Somavilla, José Augustinho Mendes Santos, Luísa Gelsdorf, Mari Ângela Gaedke

Resumo


Introdução: As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte em todo o mundo (OMS, 2017), em que o tratamento irá depender da complexidade e do agravo. Assim, necessitar de cirurgia cardíaca pode estar relacionado a um momento estressor, despertando sentimentos como medo, angústia, culpa e ansiedade para o paciente e também para a família. No entanto, é sabido que o paciente com conhecimento de sua doença e dos caminhos que necessita percorrer reage e comporta-se de maneira mais segura e tranquila, cooperando com o tratamento (DUARTE et al, 2012). Neste sentido, a enfermagem pode lançar mão dediversas estratégias educativas para realizar as orientações pré-operatórias decirurgia cardíaca entre elas, o lúdico. Objetivo: Relatar a vivência de enfermeiros residentes acerca da implementação do lúdico como estratégia educativa para orientações de enfermagem pré-operatória de cirurgia cardíaca. Método: Trata-se de um relato de experiência elaborado a partir da vivência de enfermeiros residentes de um Programa de Residência Multiprofissional em saúde (PRMS) com área temática em Urgência, Emergência e Intensivismo de hospital de ensino do interiordo Rio Grande do Sul. O relato abordará a utilização do lúdico, representado por meio de uma boneca simuladora, a qual foi utilizada para realizar as orientações de enfermagem pré-operatórias de cirurgia cardíaca em um ambulatório acadêmico de hospital de ensino referência em alta complexidade cardiovascular. A boneca simuladora foi elaborada por residentes do PRMS, sendo composta por sondas, drenos, tubo endotraqueal e acessos venosos ou seja, itens que dão suporte durante a cirurgia e no pós operatório imediato. Resultados: A consulta de enfermagem pré-operatória de cirurgia cardíaca foi instituída recentemente pelos residentes no ambulatório de cardiologia da instituição. Considera-se este momento propício para conhecimento das necessidades dos pacientes, cabendo ao enfermeiro estreitar laços, estabelecer relações de confiança, acolhendo e orientando de forma simples e clara (CHRISTÓFORO; CARVALHO, 2009). Operacionalizando a consulta de enfermagem, percebeu-se a necessidade de lançar mão de diferentes estratégias lúdicas que pudessem permitir melhor compreensão do paciente às orientações recebidas. Nesse sentido, foi utilizado um dispositivo lúdico-educativo confeccionado para as orientações pré-operatórias(boneca simuladora). Durante a realização das orientações, buscou-se apresentar e discutir sobre cada item, destacando sua função, tempo de permanência no paciente e cuidados necessários. Também, durante as orientações, abordou-se sobre preparo para a cirurgia e rotinas do hospital. Conclusões: A implementação de estratégias educativas como o lúdico, representado pela boneca simuladora para realizar as orientações pré-operatórias, tem-se mostrado indispensável já que percebeu-se efeito positivo junto aos pacientes como melhor entendimento acercado preparo para a cirurgia, recuperação pós operatória imediata e rotinas durante a
internação, além de refletir na diminuição da ansiedade pré-operatória.

Palavras chave: Cirurgia cardíaca; Enfermagem Pré-operatória; Ações educativas


Referências


CHRISTÓFORO, B.E.B.; CARVALHO, D.S. Cuidados de enfermagem realizados ao paciente cirúrgico no período pré-operatório. Rev Esc Enferm USP. 2009;43(1):14-22.

DUARTE, S.C.M.; STIPP, M.A.C.; MESQUITA, M.G.R.; SILVA, M.M. O cuidado deenfermagem no pós-operatório de cirurgia cardíaca. Esc Anna Nery Rev Enferm.2012.

World Health Organization [Internet]. Cardiovascular diseases (CVDs). 2017. [cited 2017 Nov 25]. Available from: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs317/en/


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