DIAGNOSTICOS DE ENFERMAGEM CONFORME A TAXONOMIA II DA NANDA-I EM PACIENTES SUBMETIDOS À REVASCULAIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO: UM REATO DE EXPERIÊNCIA

Josiane Saldanha Borba, Catiele Piccin, José Augustinho Mendes Santos, Itagira Manfio Somavilla, Mari Ângela Gaedke

Resumo


Introduçao: O desenvolvimento gradativo da cardiologia fez com que a enfermagem avançasse também no campo da assistência, implantando inovações, baseando o cuidado em evidências, para que o paciente submetido à cirurgia cardíaca reestabeleça o mais breve possível sua saúde. (GALDEANO et al, 2004).Assim, a equipe de enfermagem é a que mais tempo permanece ao lado do paciente no pós-operatório (PO) e sua observação contínua faz com que perceba suas necessidades no cuidado. Como base nisso, destacamos algumas atribuições da equipe de enfermagem, no PO de revascularização do miocárdio (CRM):avaliação dos parâmetros hemodinâmicos, necessidades básicas, sono, repouso, conforto, avaliação da necessidade de analgesia a fim de controle da dor, visando minimizar possíveis complicações. Objetivo: Identificar DE prioritários empaciente submetido à cirurgia de revascularização do miocárdio. Metodologia:Trata-se de um relato de experiência de um caso vivenciado por residentes de enfermagem numa Unidade de Terapia Intensiva Adulto de hospital de ensino nointerior do RS. Os dados foram coletados por meio de anamnese e exame físico. Para identificação dos DE foi utilizada a Taxanomia II da Nanda. RESULTADO:Paciente do sexo masculino, 71 anos, submetido à cirurgia cardíaca, em pósoperatório de CRM. Os DE identificados foram: Mobilidade física prejudicada relacionada à dor evidenciado pela capacidade prejudicada de transferir-se entre a cama e a cadeira; Distúrbio no padrão do sono, relacionado por privacidade insuficiente e padrão do sono não restaurador evidenciado pela insatisfação do sono; Dor aguda relacionada ao agente físico lesivo evidenciado por auto relato da intensidade da dor usando escala padronizada da dor. Conclusão: A prática possibilitou identificar os principais DE do paciente PO de CRM. Desta forma, o planejamento do cuidado sistemático e organizado favorece a diminuição das complicações e reinternações, qualificando a assistência e tornando a enfermagem mais resolutiva, trazendo maior segurança ao paciente e seus familiares (GENTIL etal., 2017). Contribuições da enfermagem: Diante do exposto vê-se arelevância do planejamento de cuidados pela enfermagem ao paciente em PO decirurgia cardíaca, visto que melhora a qualidade da assistência atuando positivamente na recuperação e reabilitação do paciente.

Palavras-chave: Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Unidade de Terapia Intensiva


Referências


NORTH AMERICAN NURSING DIAGNOSIS ASSOCIANTION. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2008-2020. Artmed; 2018. Porto Alegre.

SMELTZER, S.C; BARE, B.G; BRUNNER & SUDDARTH: Tratado de Enfermagem Médico Cirúrgica. 13 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016. vol. I e II.

GENTIL, L. L. S et al. Manual educativo de cuidados no pós-operatório de revascularização miocárdica: uma ferramenta para pacientes e familiares. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 19, nov. 2017. ISSN 1518-1944. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2018. https://doi.org/10.5216/ree.v19.43068.

GALDEANO, L. E.; ROSSI, L. A. and PEZZUTO, T. M.. Diagnósticos de enfermagem de pacientes no período pré-operatório de cirurgia cardíaca. Rev. Esc. enferm. USP [online]. 2004. Vol.38, n.3, pp.307-316. ISSN 0080-6234. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342004000300009


Apontamentos

  • Não há apontamentos.