DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM AO PACIENTE SUBMETIDO A PERITONEOSTOMIA EM USO DE BOLSA DE BOGOTÁ

Luísa Gelsdorf, Itagira Manfio Somavilla, Mari Ângela Gaedke, Andréia Schubert de Carvalho, Anelise Pillon Ortiz

Resumo


Introdução: A peritoneostomia compreende uma técnica cirúrgica caracterizada por deixar a cavidade abdominal aberta através do uso de bolsa, indicada para casos abdominais traumáticos como em não traumáticos onde há impossibilidade de fechamento completo da cavidade. Além disso, permite o uso de dispositivos de manutenção que possibilitam a lavagem da cavidade peritoneal através de reoperações programadas ou de demanda, conforme a necessidade, ocorrendo troca da bolsa de Bogotá em cada reintervenção (JUNIOR, et al., 2015). Objetivo: Identificar os principais diagnósticos de enfermagem (DEs) para o paciente submetido a peritoneostomia, em uso debolsa de Bogotá. Método: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência de residentes em enfermagem no cuidado a paciente acometido por trauma abdominal contuso, submetido a cirurgia de emergência por hemorragia interna após trauma, internado em Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI-A) de um hospital de ensino do Rio Grande do Sul/Brasil. Para a elaboração do DEs foi utilizado a taxonomia Nanda I (HERDMAN, T. H.;KAMITSURU, S., 2018). Resultados: Paciente do sexo masculino, 28 anos, previamente hígido, internado há 45 dias, por múltiplas reintervenções cirúrgicas abdominais após trauma abdominal com necessidade de cirurgia de emergência. No momento da avaliação, em cuidados intensivos, apresentava taquipneia e taquicardia em alguns momentos de agitação. Sedação leve com propofol e clonidina, RASS 0, atendia a comandos e comunicava-se com gestos e escrita. Fazia uso de SNE com dieta a 30ml/h. Traqueostomizado em ventilação mecânica modo pressão de suporte/CPAP. Cateter central de duplolúmen recebia NPT a 72.3 ml/h. Abdome apresentava-se distendido, com bolsa de Bogotá e dreno siliconado a direita, coberto com compressas estéreis. A ausculta abdominal apresentava ruídos hidroaéreos presentes nos quatro quadrantes. Pele perilesão íntegra. Cateter vesical em sistema fechado com 2.200 ml de diurese em 24h. Eliminações intestinais em fralda. Lesão por pressão grau 3 em região sacra. Os principais DEs elencados foram: Risco de infecção (00004) relacionado a procedimento invasivo; Padrão respiratório ineficaz (00032) associado a fadiga da musculatura respiratória e evidenciado por taquipneia. Dor aguda (00132) relacionado a agente físico lesivo evidenciado por expressão facial. Distúrbio na imagem corporal (00118)associado a alteração na autopercepção, evidenciado por evitar olhar o próprio corpo. Integridade tissular prejudicada (00044) associada a imobilidade no leito evidenciado por lesão por pressão. Mobilidade no leito prejudicada (00091)associado a dor evidenciado por peritoneostomia. Risco de aspiração (00039)
relacionado a presença de sonda nasal. Considerações finais: Foi possível identificar que o profissional enfermeiro ao avaliar um paciente submetido a peritoneostomia em uso de bolsa de Bogotá necessita realizar anamnese e exame físico abrangentes para elencar os principais diagnósticos de enfermagem que supram as necessidades e os cuidados que o paciente apresenta para o alcance de resultados positivos em saúde.

Referências


JUNIOR, et al. Abdômen aberto: experiência em uma única instituição. Rev. Col. Bras. Cir. v.42, n.2, pag. 093-096, 2015. Disponível em:. Acesso em: 01 de agosto 2019.

Org. HERDMAN, T. H.; KAMITSURU, S. Diagnóstico de enfermagem da NANDA: Definições e classificações. Porto Alegre: Artmed, 2018- 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.