A AÇÃO EDUCATIVA COMO MEIO DE RESSOCIALIZAÇÃO DAS MULHERES PRESAS NO BRASIL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Georgea Bernhard, Stéffani das Chagas Quintana

Resumo


O presente artigo possui como tema a ação educativa como uma das formas de oportunização da ressocialização das mulheres no Brasil, abordando-se os principais desafios e perspectivas envolvendo o assunto. A pesquisa visa investigar e responder, dentro do contexto brasileiro, de que forma o acesso à educação, durante o cumprimento de pena, contribui para a reinserção social da mulher apenada. Nesse sentido, a partir da aplicação do método de abordagem dedutivo e das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, dividiu-se o trabalho em dois objetivos específicos. Buscou-se, primeiramente, tratar sobre a construção da identidade feminina no tempo, estereótipos de gênero e todos os demais fatores que contribuem para a invisibilização das suas demandas. Para, após, abordar a necessidade de garantia do acesso ao ensino, no ambiente prisional, durante todo o cumprimento de pena, para possibilitar a ressocialização da mulher, principalmente frente ao mercado de trabalho, contribuindo para a manutenção da própria dignidade entre muros. Em suma, concluindo-se pela necessidade de ampliação dos projetos e de investimentos na promoção de uma educação com perspectiva de gênero no âmbito prisional, principalmente com a finalidade de oportunizar melhores condições para reinserção das apenadas na sociedade, bem como no mercado de trabalho.

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