LEVANTAMENTO DAS PRÁTICAS DO DESENVOLVIMENTO ENXUTO DE PRODUTOS NO SETOR DE BENS DE CONSUMO BRASILEIRO

Ana Julia Dal Forno, Fernando Antonio Forcellini, Antonio Cezar Bornia

Resumo


O objetivo desse artigo é avaliar a utilização das práticas enxutas do desenvolvimento de produtos no setor de bens de consumo do Brasil, investigando as maiores empresas privadas por faturamento. A metodologia utilizada foi o levantamento tipo survey em uma amostra não aleatória, através de questionário enviado via email após contato telefônico. A taxa de retorno foi de 28%, o que não permite generalização. Os resultados indicaram que algumas práticas enxutas do Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) – integração com o fornecedor, simulação virtual, técnicas para capturar a Voz do Consumidor, Engenharia Simultânea Baseada em Conjuntos - estão sendo implementadas de forma isolada e não dentro de um conceito de sistema e integradas à gestão da empresa. Ao mesmo tempo, as 12 empresas respondentes mostraram-se motivadas a ter uma orientação de como adaptar a abordagem enxuta para os projetos de produto, iniciando pela padronização, busca por melhorar o processo continuamente e investimento em treinamento dos funcionários.

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