PROCESSO PRODUTIVO E ENTREGA DE VALOR: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR ALIMENTÍCIO

Autores

  • Ana Beatriz Baroni Schütz UNISC
  • Liane Mählmann Kipper UNISC
  • Elpidio Oscar Benitez Nara UNISC

Resumo

O presente trabalho visa, através da análise do processo produtivo, identificar etapas que agregam ou não agregam valor ao cliente e implementar melhorias em termos de qualidade, custo e tempo. O trabalho trata de um estudo de caso aplicado a uma empresa alimentíciade médio porte fabricante de sorvete localizada na cidade de Viamão, Rio Grande do Sul, Brasil. A análise do processo produtivo possibilitou identificar etapas desnecessárias a determinados tipos de produtos, como é o caso do sorvete com baixo teor de gordura que não necessita ser homogeneizado e do sorvete de base água que dispensa a pasteurização. Também foi possível relacionar os subprocessos às dimensões de valor ao cliente: qualidade, custo e prazo.

Biografia do Autor

  • Ana Beatriz Baroni Schütz, UNISC
  • Liane Mählmann Kipper, UNISC
  • Elpidio Oscar Benitez Nara, UNISC

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Publicado

2013-08-29