O modus operandi no conselho municipal de alimentação escolar em um município do noroeste do Rio Grande do Sul (Brasil): reflexões sobre a sua institucionalização

Autores

  • David Basso Unijuí
  • Dedilhana Lamare Manjabosco Hübner Unijuí
  • Denize Grzybovski Universidade de Passo Fundo (UPF) e Unijuí. http://orcid.org/0000-0003-3798-1810
  • Indaia Dias Lopes Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí
  • Roseli Fistarol Krüger Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v20i1.11231

Palavras-chave:

Gestão social. Alimentação escolar. Conselho de Alimentação Escolar.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender a institucionalização e o funcionamento do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) enquanto um conselho gestor de política pública no município de Ijuí, localizado no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (RS), bem como analisar sua atuação e os desafios da gestão. O referencial teórico utilizado foi de conselhos gestores de políticas públicas na perspectiva da gestão social. Trata-se de uma pesquisa exploratória, cuja estratégia de investigação foi o estudo de caso único, com abordagem qualitativa dos dados coletados por meio de pesquisa documental e entrevistas. Os resultados apontam a atuação do CAE em Ijuí/RS como efetiva, apesar dos entraves enfrentados. O principal desafio identificado foi quanto à recomposição de seus membros, processo que está ocorrendo com êxito. Conclui-se que a institucionalização de um CAE ocorre a partir da interação entre os diferentes órgãos que compõem um programa governamental, como no caso do PNAE, e que o seu funcionamento depende da atuação efetiva de todos os atores envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Basso, Unijuí

Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Desenvolvimento Regional (PPGDES) na Unijuí.

Dedilhana Lamare Manjabosco Hübner, Unijuí

Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano – Unifra. Especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas/Passo Fundo – FGV. Aluna no Curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – Unijuí. Bolsista PROSUP/CAPES.

Denize Grzybovski, Universidade de Passo Fundo (UPF) e Unijuí.

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FEAC) na Universidade de Passo Fundo – UPF. Professora Convidada no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional na Unijuí.

Indaia Dias Lopes, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Aluna no Curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. Bolsista PROSUP/CAPES.

Roseli Fistarol Krüger, Unijuí

Bacharel em Administração pela Unijuí. Mestra em Desenvolvimento pela Unijuí. . Aluna no Curso de Doutorado em Desenvolvimento Regional pela Unijuí. Bolsista PROSUP/CAPES.

Downloads

Publicado

2018-01-06

Como Citar

Basso, D., Hübner, D. L. M., Grzybovski, D., Lopes, I. D., & Krüger, R. F. (2018). O modus operandi no conselho municipal de alimentação escolar em um município do noroeste do Rio Grande do Sul (Brasil): reflexões sobre a sua institucionalização. Ágora, 20(1), 134-144. https://doi.org/10.17058/agora.v20i1.11231

Edição

Seção

Tema Livre