As cidades e as vozes: histórias de migração em espaços urbanos do Sul do Brasil na metade do século XX

Autores

  • Danielle Heberle Viegas Universidade LaSalle-UNILASALLE

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v20i1.11642

Palavras-chave:

Região Metropolitana de Porto Alegre, migrações, história urbana, historia oral

Resumo

O presente texto busca prestigiar algumas das formas de ocupação urbana da Região Metropolitana de Porto Alegre/RMPA, a partir de um estudo concentrado nos deslocamentos populacionais vinculados à cidade de Canoas na segunda metade do século XX. Considerou-se como fontes de pesquisa depoimentos orais de moradores da cidade cujas trajetórias enfatizam as motivações para migrar, as redes sociais e étnicas formadas nesses processos migratórios bem como a diversidade dos locais de origem dos migrantes. Desvela-se, nesse sentido, desde trajetórias associadas ao êxodo rural do Estado do Rio Grande do Sul até deslocamentos transnacionais relacionados ao Pós-Guerra. Os casos são considerados em cruzamento com dados sobre as dinâmicas da urbanização da RMPA à luz da perspectiva da história social das migrações e da história social urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Heberle Viegas, Universidade LaSalle-UNILASALLE

Professora do PPG em Memoria Social e Bens Culturais - UNILASALLE Professora do Cursos de Historia, Arquitetura e Urbanismo - UNILASALLE Doutora em Historia pela PUCRS (2016)

Downloads

Publicado

2018-01-06

Como Citar

Viegas, D. H. (2018). As cidades e as vozes: histórias de migração em espaços urbanos do Sul do Brasil na metade do século XX. Ágora, 20(1), 16-25. https://doi.org/10.17058/agora.v20i1.11642

Edição

Seção

Dossiê: Estudos Étnicos e Migrações: perspectivas históricas e atuais