Memória e conflitos étnico-raciais a partir de uma trajetória de abandono no século XX

Autores

  • Denize Terezinha Leal Freitas SEDUC-RS
  • Jonathan Fachini da Silva UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v20i1.11646

Palavras-chave:

abandono, memória, conflitos étnicos,

Resumo

O presente trabalho aborda a história de um abandono infantil resultado de um conflito étnico ocorrido na década de 50 do século XX. Trata-se da história de vida de uma mulher que descobriu depois de adulta sua verdadeira origem familiar e étnica. Nossa personagem é filha biológica de uma mãe de abastada família de imigrantes alemães e de um pai curandeiro e descendente de africanos, todos do pequeno vilarejo de Alto Sampaio, no Rio Grande do Sul. Desde a tenra idade e por muitos anos, viveu com uma família adotiva que a resgatou após o nascimento, no munícipio de Lajeado, no dia 04 de novembro de 1952. Através da metodologia da História Oral a partir de entrevistas e o cruzamento de fontes do período, do aporte teórico e discussões acerca da racialidade e condição feminina, pretendemos resgatar e compreender os caminhos e descaminhos que levaram a omissão e ao mesmo tempo sobrevivência destas memórias veladas por mais de sessenta anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denize Terezinha Leal Freitas, SEDUC-RS

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestra em História Latino-Americana na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora na rede de ensino do estado do Rio Grande do Sul.

Jonathan Fachini da Silva, UNISINOS

Doutorando em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Downloads

Publicado

2018-01-06

Como Citar

Freitas, D. T. L., & Silva, J. F. da. (2018). Memória e conflitos étnico-raciais a partir de uma trajetória de abandono no século XX. Ágora, 20(1), 58-67. https://doi.org/10.17058/agora.v20i1.11646

Edição

Seção

Dossiê: Estudos Étnicos e Migrações: perspectivas históricas e atuais