OS PRODUTORES DE ALFAFA E SUAS UNIDADES DE PRODUÇÃO FAMILIAR: UM ESTUDO EM DEZESSEIS DE NOVEMBRO/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v22i2.15354

Palavras-chave:

Alfafa, Desenvolvimento, Agricultura Familiar

Resumo

A agricultura é um segmento essencial para a geração de emprego e renda no meio rural. Com isso em vista, o presente artigo tem como objetivo analisar os produtores de alfafa e suas unidades de produção no município de Dezesseis de Novembro/RS. Em relação à abordagem metodológica, este estudo pode ser classificado como uma pesquisa qualitativa, baseada no método descritivo. O instrumento de coleta de dados consistiu em um roteiro de entrevista semiestruturado, aplicados para uma amostra de 15 produtores de alfafa do município de Dezesseis de Novembro/RS, em suas Unidades de Produção Familiar. Para a etapa de análise de dados, a técnica de estatística descritiva foi utilizada. Os resultados demonstram que os entrevistados estão em propriedades com até 40 hectares de terras (70%); a mão de obra predominante é a familiar e diarista e a renda bruta das famílias entrevistadas (80%), por sua vez, varia entre 2 e 10 salários mínimos. A alfafa é produzida em todas as propriedades e há a diversificação na produção. Em sua maioria, a gestão das propriedades é de responsabilidade masculina, sendo sua principal ocupação a Agricultura, e sua faixa etária variando entre os 31 e 60 anos (70% dos entrevistados). Além disso, a pesquisa evidenciou a necessidade de novos estudos sobre outros temas relativos ao meio analisado, a saber: a saída dos jovens do meio rural em Dezesseis de Novembro, o envelhecimento da população e a preocupação com a sucessão familiar e o trabalho feminino nas famílias de produtores de alfafa do município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Fenner de Barros, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus Cerro Largo/RS

Carlos Eduardo Ruschel Anes, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento e Políticas Públicas da UFFS, Campus Cerro Largo. Doutor em Desenvolvimento Regional - UNISC.

Dionéia Dalcin, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento e Políticas Públicas da UFFS, Campus Cerro Largo. Doutora em Agronegócios - UFRGS.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Barros, T. F. de, Anes, C. E. R., & Dalcin, D. (2020). OS PRODUTORES DE ALFAFA E SUAS UNIDADES DE PRODUÇÃO FAMILIAR: UM ESTUDO EM DEZESSEIS DE NOVEMBRO/RS. Ágora, 22(2), 150-171. https://doi.org/10.17058/agora.v22i2.15354

Edição

Seção

Tema Livre