A CULTURA NEGRA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: MAQUETES COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE VALORES HUMANOS.

Autores

  • William Molinos Lopes
  • André Luis Ramos Soares

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v15i2.1856

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, cultura negra, maquete

Resumo

O trabalho aqui apresentado dá ênfase a um resgate cultural da história negra, e sua conseqüente valorização perante a sociedade atual, tendo como principal alvo as escolas. Visto que há um esquecimento por muitos de que o negro é um dos grandes patamares da história brasileira, o artigo tenta unir a idéia de que este não foi apenas um pequeno detalhe da história brasileira, e sim um importante percussor da formação da identidade nacional. A partir deste contexto, a educação patrimonial entra com o viés de tentar fazer um resgate cultural e valorização da história negra, através da construção da maquete de um navio negreiro, onde é salientada a questão da escravidão, citando o tráfico de escravos, com seu caráter de fornecimento de mão de obra para o novo mundo que então surgia

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Publicado

2011-01-20

Como Citar

Molinos Lopes, W., & Luis Ramos Soares, A. (2011). A CULTURA NEGRA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: MAQUETES COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE VALORES HUMANOS. Ágora, 15(2), 179-186. https://doi.org/10.17058/agora.v15i2.1856

Edição

Seção

Artigos