O processo de urbanização na província de Córdoba, Argentina. Para uma empirização do tempo

Autores

  • Franco Gastón Lucero Departamento de Geografía, Facultad de Ciencias Humanas, Universidad Nacional de Río Cuarto, Córdoba, Argentina.
  • Maria de los Ángeles Galfioni
  • Mónica Donadoni
  • Analía Emiliozzi
  • Jorge Luis Hernández

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v17i1.6159

Palavras-chave:

processo de urbanização, sistema urbano, contexto político-econômico.

Resumo

A atual configuração territorial dos assentamentos populacionais urbanos da Argentina foi o resultado de um longo processo histórico de construção social, que tem respondido ao contexto político-econômico da história do país, fortemente influenciada pela sua inserção na divisão internacional do trabalho. As cidades, pontos nodais das economias internas, mostram uma estrutura e dinâmica populacional próprias, resultante do seu comportamento demográfico interno e sua relação sistêmica com outras unidades em assentamentos populacionais formando um sistema urbano provinciano solidário às estratégias nacionais. O objetivo deste trabalho é estudar a evolução e a distribuição da população e assentamentos urbanos na província de Córdoba e sua relação com os diferentes períodos da história socioeconômica e política da Argentina, tentando identificar alguns problemas emergentes dessa configuração. O período de interesse, entre 1869 e 2010, foi definido pela disponibilidade de censos nacionais que contribui com base empírica para esta proposta e os resultados são apresentados em termos de análise e reflexão dos indicadores sintéticos e expressões cartográficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

Lucero, F. G., de los Ángeles Galfioni, M., Donadoni, M., Emiliozzi, A., & Luis Hernández, J. (2015). O processo de urbanização na província de Córdoba, Argentina. Para uma empirização do tempo. Ágora, 17(1), 03-10. https://doi.org/10.17058/agora.v17i1.6159

Edição

Seção

Dossiê: Espacialidades e Temporalidades Urbanas