A comida em comunidades quilombolas: reflexões sobre saberes e mercados solidários

Autores

  • Rafaela Paula Silva UERJ
  • Silvia Regina Baptista FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v18i1.7396

Palavras-chave:

comida, saberes, economia da reciprocidade

Resumo

Este artigo trata da comida nas comunidades remanescentes de quilombo do Maciço da Pedra Branca (RJ) e suas relações em redes de contato e mercados próximos. A metodologia aplicada foi a observação participante entre 2014 e 2016, em duas feiras agroecológicas em que participam seus membros e quatro festividades realizadas. Nestes casos, a comida é vista como elemento central nas trocas sociais, econômicas e culturais. O valor econômico deixa de ser o cerne do processo, substituído por relações de equivalência cultural, significados, símbolos. A comida evidencia um sistema que compreende cultivo, preparo, consumo, troca e comércio de excedentes. Propicia-se assim a formação de nichos de economia solidária, em que o alimento é produzido, preparado e significado com base em referenciais de solidariedade, respeito a natureza, tradicionalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Paula Silva, UERJ

Bacharela em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), cursa atualmente o Mestrado de História Social (PPGHS - UERJ), linha de pesquisa Território, Identidade e Representações. Bolsista da CAPES. Pesquisadora associada ao Núcleo de Pesquisa em Ambiente, Territórios e Sistemas Agroalimentares (NEATS/UFRRJ).

Silvia Regina Baptista, FIOCRUZ

Pedagoga, mestra em ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação em Saúde (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ); Pesquisadora associada ao Núcleo de Pesquisa em Ambiente, Territórios e Sistemas Agroalimentares (NEATS/UFRRJ).

Downloads

Publicado

2016-10-14

Como Citar

Silva, R. P., & Baptista, S. R. (2016). A comida em comunidades quilombolas: reflexões sobre saberes e mercados solidários. Ágora, 18(1), 68-77. https://doi.org/10.17058/agora.v18i1.7396

Edição

Seção

Dossiê: Gastronomia: saberes e fazeres