A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE AGRICULTORES NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Lilianna Bolsson Loebler Instituto de Ciência e Tecnologia Farroupilha, RS
  • Rosane Bernardete Brochier Kist Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (UNISC)
  • Marco André Cadoná Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (UNISC)

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v18i2.7637

Palavras-chave:

Educação a Distância. Tecnologias de inovação e comunicação. Formação de agricultores.

Resumo

Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as implicações do Curso Técnico em Agricultura, integrante do Programa e-Tec Brasil, para a formação de agricultores e para o desenvolvimento da agricultura nos municípios de São Lourenço do Sul e de Canguçu. Realizou-se um estudo de enfoque qualitativo, com base no método dialético crítico, da qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 22 alunos dos Polos de Canguçu e de São Lourenço do Sul, e com 19 profissionais do Campus de Alegrete, integrantes de um Curso em Agricultura na modalidade a distância, ofertado na região sul do Brasil. A análise dos dados ocorreu através da técnica de análise de conteúdo e da técnica de tratamento estatístico simples. Constatou-se que a Educação a Distância pode ser uma das estratégias adotadas para suprir as necessidades de formação de jovens e adultos que vivem no meio rural, tornando-os mais qualificados para o exercício de atividades produtivas no setor agrícola. Entretanto, se reconhece que ainda há necessidade de qualificar estes espaços e de se garantir que os agricultores tenham o acesso às tecnologias de comunicação necessária para assegurar a interface com os professores e tutores, possibilitando, de fato o processo de democratização da educação proposto a partir da criação desta modalidade de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilianna Bolsson Loebler, Instituto de Ciência e Tecnologia Farroupilha, RS

Mestre em Ciência e Tecnologia de Sementes, Doutora em Desenvolvimento Regional (UNISC) Professora do Instituto de Ciência e Tecnologia Farroupilha, RS

Rosane Bernardete Brochier Kist, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (UNISC)

Mestre e Doutora em Serviço Social (PUCRS), Pós-Doutoranda Bolsista DOCFIX (CAPES/FAPERGS), Professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (UNISC)

Marco André Cadoná, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (UNISC)

Mestre em Sociologia (UFRGS) e Doutor em Sociologia Política (UFSC). Professor Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (UNISC)

Downloads

Publicado

2017-02-22

Como Citar

Bolsson Loebler, L., Brochier Kist, R. B., & Cadoná, M. A. (2017). A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE AGRICULTORES NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL. Ágora, 18(2), 103-116. https://doi.org/10.17058/agora.v18i2.7637

Edição

Seção

Dossiê: Estudo de História e Geografia