O trabalho de mulheres na reciclagem: ambiguidades, fronteiras e representações

Autores

  • Luciana Codognoto da Silva Doutora e Pós-Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Assis. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPNA.

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.10411

Palavras-chave:

História Oral, Mulheres na Reciclagem, Representações

Resumo

Esta pesquisa visa destacar algumas das representações presentes no cotidiano de trabalho e vida de mulheres sócias da Associação de Reciclagem de Presidente Epitácio - ARPE, localizada no interior do Estado de São Paulo - SP. Utiliza-se a metodologia em história oral, com o emprego de entrevistas semiestruturadas, em paralelo às contribuições teóricas elencadas pelos estudos históricos, culturais e pós-coloniais. Evidenciou-se que, devido às escassas possibilidades de emprego em outros setores laborais do município, muitas mulheres acabaram sendo dirigidas para o trabalho com os recicláveis como forma de gerir o sustento de si e de suas famílias, demarcando, assim, um local de ambiguidades e de fronteiras entre a atuação e a participação feminina em uma atividade profissional considerada honesta, porém, ainda hoje, marginalizada por muitos na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Codognoto da Silva, Doutora e Pós-Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Assis. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPNA.

Psicóloga. Mestre em História pela Universidade Federal da Grande Dourado (UFGD). Doutora em Psicologia e Pós-Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Assis). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPNA.

Downloads

Publicado

2017-07-05

Como Citar

Silva, L. C. da. (2017). O trabalho de mulheres na reciclagem: ambiguidades, fronteiras e representações. Barbarói, 2(50), 90 - 106. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.10411

Edição

Seção

Artigos