Rede, instituições e articulação: desafios e possibilidades para a intersetorialidade na política de saúde mental

Autores

  • Sofia Laurentino Barbosa Pereira Universidade Federal do Piauí
  • Simone de Jesus Guimarães UFPI

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i53.12806

Resumo

Esse artigo tem como tem como foco a discussão sobre a intersetorialidade na Política de Saúde Mental, destacando acerca do projeto de “Rede, Instituições e Articulação”, que é uma experiência concreta que vem potencializando a atuação em rede, a corresponsabilização pelo cuidado a saúde mental e fomentando o diálogo intersetorial na cidade de Teresina, Piauí. É um estudo de abordagem qualitativa, privilegiou serviços que compõem a RAPS, a rede socioassistencial e as redes sociais informais do território Sul de Teresina-PI, envolvendo uma amostra de 12 cenários, sendo 08 da Política de Saúde (CAPS II Sul, CAPS III, SRT Sul, NASF Sul, MDER, HAA e Gerências de Saúde Mental do Estado e do Município), 03 da Política de Assistência Social (CREAS Sul, CRAS II e III). Nestas instituições foram feitas entrevistas semiestruturadas com 12 assistentes sociais e 2 membros da gestão de saúde mental, cujas falas foram analisadas a partir do método dialético de Marx. Apesar de ser uma análise sobre uma experiência local, espera-se contribuir para mostrar a possibilidade da realização de um trabalho conjunto pautado na integralidade e na intersetorialidade, possibilitando o enfrentamento conjunto das problemáticas que perpassam a vida da pessoa com transtorno mental que demandam uma atenção intersetorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sofia Laurentino Barbosa Pereira, Universidade Federal do Piauí

Professora do departamento de Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí. Doutora em Políticas Públicas (UFPI). Assistente Social.

Simone de Jesus Guimarães, UFPI

Doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Professora do programa de pós-graduação em políticas públicas da UFPI.

Downloads

Publicado

2019-10-21

Como Citar

Pereira, S. L. B., & Guimarães, S. de J. (2019). Rede, instituições e articulação: desafios e possibilidades para a intersetorialidade na política de saúde mental. Barbarói, 1(53), 185-207. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i53.12806

Edição

Seção

Artigos