Percepção de preconceito em indivíduos de meia idade e idosos homossexuais nos contextos de família, trabalho e amizades

Autores

  • Larissa dos Santos Alves Universidade Federal do Espírito Santo
  • Paulo Rogério Meira Menandro

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i49.7921

Palavras-chave:

preconceito, homossexualidade, envelhecimento.

Resumo

O objetivo foi investigar como homossexuais masculinos idosos interpretaram e se portaram em situações nas quais se perceberam alvo de preconceito. Foram entrevistados seis senhores contatados a partir da técnica “bola de neve”, após a assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Para coleta de dados utilizou-se entrevista semi-estruturada apoiada em roteiro contendo questões sócio-demográficas e abertas versando sobre situações possíveis de preconceito e discriminação sofridos, bem como as estratégias utilizadas pelos entrevistados para lidarem com as ocasiões nas quais acreditam terem sido discriminados nas relações familiares, amorosas, profissionais e de amizades, podendo incluir qualquer etapa da vida deles. Após a coleta, as entrevistas foram transcritas na íntegra e tratadas segundo a análise de conteúdo categorial. Os resultados apontaram que metade dos participantes sente-se apoiados igualmente a um heterossexual no que diz respeito aos direitos sociais garantidos por lei. Sobre episódios preconceituosos vivenciados em seus locais de trabalho ou seleções de emprego, a maioria disse que não havia sofrido. Contudo, há elementos ambivalentes na fala de alguns, revelando implicitamente situações as quais já passaram, sendo ainda apelidados ou ofendidos com palavras pejorativas em relação à homossexualidade, inclusive por familiares no decorrer da vida. Houve casos de agressões físicas sofridas. Então, procuram se resguardarem como maneira de proteção e diante dos resultados foi possível obter uma compreensão mais clara sobre o preconceito no contexto de vida dos participantes, podendo contribuir e ampliar as discussões acerca do fenômeno e da temática da homossexualidade e envelhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa dos Santos Alves, Universidade Federal do Espírito Santo

Psicóloga pela Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF (2014) e mestre em Psicologia com ênfase em processos psicossociais pela Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória-ES.(2016)

Paulo Rogério Meira Menandro

Concluiu Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB, 1974) e Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (USP, 1983). Desde 1982 é Professor da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando no Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e desde janeiro de 2010 é Professor Titular, Vitória-ES.

Downloads

Publicado

2017-12-12

Como Citar

Alves, L. dos S., & Meira Menandro, P. R. (2017). Percepção de preconceito em indivíduos de meia idade e idosos homossexuais nos contextos de família, trabalho e amizades. Barbarói, (49), 190 - 213. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i49.7921

Edição

Seção

Artigos