Avaliação da qualidade da água de nascentes da Bacia do Arroio Andréas, RS, Brasil, com base em ensaios ecotoxicológicos e genotoxicológicos com Daphnia magna (Straus, 1820)

Autores

  • Daiane Cristina de Moura Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Francisco Moraes Taques
  • Alexandre Rieger
  • Eduardo Alexis Lobo

DOI:

https://doi.org/10.17058/cp.v30i1.12196

Resumo

A avaliação convencional da qualidade da água é realizada medindo variáveis físico-químicas e microbiológicas, no entanto outras metodologias podem ser empregadas, como ensaios de ecotoxicidade e genotoxicidade. Assim, esta pesquisa objetivou avaliar a qualidade da água de nascentes da Bacia do Andréas, RS, utilizando o enfoque convencional, bem como ensaios ecotoxicológicos e genotoxicológicos, usando o Ensaio Cometa (EC) com o organismo-teste Daphnia magna. Foram avaliadas amostras de água de 19 nascentes na bacia, em setembro de 2015. As variáveis medidas foram: temperatura, pH, turbidez, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, nitratos, fosfato, sólidos totais dissolvidos e coliformes termotolerantes. O teste ecotoxicológico seguiu a norma brasileira NBR-12713, e para o teste genotoxicológico, aplicou-se o EC. Comparações foram feitas utilizando a prova estatística de Mann-Whitney com α = 5%. Os resultados ecotoxicológicos indicaram que nenhuma amostra foi classificada como tóxica, enquanto que os genotoxicológicos indicaram toxicidade em 47,4% das amostras. Entretanto, considerando as análises convencionais, essas amostras foram classificadas como classes de uso 1 ou 2 do CONAMA, resolução 357/2005, consideradas de boa qualidade. Esses resultados destacam a importância de testes genotoxicológicos como ferramenta complementar na avaliação da qualidade da água, já que detecta alterações mesmo em águas consideradas de boa qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Cristina de Moura, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Bióloga e Mestranda em Tecnologia Ambiental - Universidade de Santa Cruz do Sul

Downloads

Publicado

2018-06-20

Como Citar

Moura, D. C. de, Taques, F. M., Rieger, A., & Lobo, E. A. (2018). Avaliação da qualidade da água de nascentes da Bacia do Arroio Andréas, RS, Brasil, com base em ensaios ecotoxicológicos e genotoxicológicos com Daphnia magna (Straus, 1820). Caderno De Pesquisa, 30(1). https://doi.org/10.17058/cp.v30i1.12196

Edição

Seção

Artigos