Moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae e Lonchaeidae) associadas a frutos comercializados na Central de Abastecimento de Maceió/Alagoas

Autores

  • Márcia Daniela dos Santos Universidade do Estado de Mato Grosso-Campus universitário de Alta Floresta https://orcid.org/0000-0002-4237-0822
  • Mércia Elias Duarte Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
  • Jaqueline Maria dos Santos AgroServ Proteção de Cultivos
  • Simone Silva da Costa Universidade Federal de Alagoas - Centro de Ciências Agrárias
  • Sonia Maria Forti Broglio Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
  • Edmilson Santos Silva Universidade Federal de Alagoas-Campus de Arapiraca

DOI:

https://doi.org/10.17058/cp.v31i3.13872

Resumo

A fruticultura é considerada uma atividade com grande importância econômica para o Brasil. No entanto, as moscas-das-frutas são responsáveis por grandes perdas causando prejuízos milionários por ano, limitando drasticamente a produtividade, prejudicando a qualidade dos frutos e tornando-os muitas vezes inadequados para o consumo. Com o presente trabalho objetivou-se verificar as espécies de moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae e Lonchaeidae) associadas aos frutos descartados em Central de Abastecimento (CEASA). As coletas ocorreram semanalmente, entre junho de 2011 e maio de 2012 na CEASA de Maceió, AL. Os frutos coletados foram encaminhados ao Laboratório de Entomologia do Centro de Ciências Agrárias (CECA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Rio Largo, AL. Neste foram higienizados, contados, pesados e posteriormente colocados em bandejas plásticas, contendo uma camada de areia esterilizada, a qual serviu como substrato para pupação dos insetos. A cada quinze dias após o acondicionamento dos frutos foi realizada a individualização das pupas. Em seguida, fez-se a sexagem e os adultos foram acondicionados em tubos de polietileno contendo etanol a 70%. Obteve-se 18.360 frutos correspondente a uma massa de 393 kg. Deste material, emergiram 1.740 moscas frugívoras, sendo 1.574 (90,45%) pertencente à Tephritidae e 166 (9,54%) à Lonchaeidae. A taxa de desperdício na CEASA de Maceió é elevada, podendo contribuir para dispersão de moscas frugívoras e, consequentemente, sua manutenção em pomares adjacentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Daniela dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso-Campus universitário de Alta Floresta

Doutora, Mestre e Especialista em Proteção de Plantas pelo Centro de Ciências Agrárias (Universidade Federal de Alagoas). Graduada em ciências biológicas pela Universidade Federal de Alagoas-Campus-Arapiraca. Tem experiência nas áreas de taxonomia dos ácaros edáficos (Acari: Rhodacaridae) e Entomologia Agrícola e Médica. Atualmente é professora do curso de licenciatura plena e bacharelado em Ciências Biológicas na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Campus Universitário de Alta Floresta.

Mércia Elias Duarte, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Bolsista DTI CNPq na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Brasília/DF (2020), Pós-Doutorado Junior (CNPq) na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Brasília/DF (2020), Pós-Doutorado Junior (FAP-DF) na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Brasília/DF (2018), Doutorado em Proteção de Plantas (Centro de Ciências Agrárias - CECA - UFAL)/ Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Brasilia, DF (2016), Doutorado sanduíche na Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia (2016), mestre em Proteção de Plantas (CECA - UFAL) (2013), especialista em Proteção de Plantas (CECA- UFAL) (2012), possui graduação em Biologia Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca (2010). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em zoologia, atuando nas áreas de Entomologia Geral e Acarologia Agrícola, dedicando-se aos seguintes temas: controle alternativo do mosquito Aedes aegypti, controle alternativo e biológico de ácaros Tetranychidae, taxonomia de ácaros plantícolas, sistemática morfológica e molecular de ácaros Eriophyoidea.

Jaqueline Maria dos Santos, AgroServ Proteção de Cultivos

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Alagoas (2006-2010), Mestrado em Agronomia (2010-2012) (UFAL), Doutorado em Proteção de Plantas na linha de pesquisa em Entomologia (2012-2015) (UFAL/ESALQ) e Pós-doutorado em Ecologia Química de Insetos pela Rede Nordeste de Biotecnologia (2015-2020) (RENORBIO/UFAL). Atuou como professora voluntária e substituta no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (CECA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) nos cursos de Graduação em Agronomia e Agroecologia, ministrando as disciplinas de Entomologia Geral, Pragas de Plantas Cultivadas e Controle Biológico e Agroecológico de Pragas. Atualmente é CEO da AgroServ Proteção de Cultivos, com experiência em trabalhos com controle biológico de pragas, levantamento populacional de insetos e seus inimigos naturais e em pesquisas voltadas para o controle comportamental de insetos-praga em diferentes culturas agrícolas.

Simone Silva da Costa, Universidade Federal de Alagoas - Centro de Ciências Agrárias

Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Alagoas (2010), Mestre em Agronomia (2012) e Doutora em Proteção de Plantas na linha de pesquisa em Entomologia (2016) na referida instituição. Atua principalmente em trabalhos com controle biológico de insetos, levantamento populacional de moscas-das-frutas, seus hospedeiros e parasitoides; biologia de crisopídeos e seletividade.

Sonia Maria Forti Broglio, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela ESALQ, Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Entomologia pela ESALQ/USP (1987) e doutorado em Entomologia pela ESALQ/USP (1999). Trabalhou como responsável pelo Laboratório de Entomologia na Companhia Industrial e Agrícola Ometto, "Usina Iracema", Iracemápolis, SP (1980-1986) e no CNPA/EMBRAPA como pesquisadora (1986-1989). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, Centro de Ciências Agrárias, Rio Largo, AL, onde ensina desde 1992 nos cursos de graduação em Agronomia e pós-graduação em Produção Vegetal (mestrado e doutorado) e Proteção de Plantas (especialização, mestrado e doutorado). Membro do colegiado do Curso em Proteção de Plantas e Produção Vegetal.Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitossanidade (Entomologia), atuando principalmente nos seguintes temas: MIP (cana-de-açúcar, palma-forrageira, frutíferas, olerícolas, etc.). Trabalhou também com o controle alternativo de carrapatos. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Edmilson Santos Silva, Universidade Federal de Alagoas-Campus de Arapiraca

Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal da Bahia (2000), mestrado e doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo (2003, 2007 respectivamente) e atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitossanidade, atuando principalmente nas seguintes áreas: Acarologia (Taxonomia, levantamento de espécies, biologia, controle biológico e químico); Nematologia (Taxonomia e levantamento de espécies); Zoologia geral e Entomologia geral. Atua na Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação desde 2011, é docente efetivo do Programa de Pós-Graduação em Proteção de Plantas do Centro de Ciênias Agrárias (UFAL/CECA).

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

dos Santos, M. D., Duarte, M. E., dos Santos, J. M., da Costa, S. S., Broglio, S. M. F., & Silva, E. S. (2020). Moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae e Lonchaeidae) associadas a frutos comercializados na Central de Abastecimento de Maceió/Alagoas. Caderno De Pesquisa, 31(3). https://doi.org/10.17058/cp.v31i3.13872

Edição

Seção

Artigos