Estudo comparativo sobre a produção de Pleurotus ostreatus cultivado em substratos de capim-braquiária (Brachiaria decumbens), capim-elefante (Pennisetum purpureum Schumach), folhas de bananeira (Musa sp.) e milho (Zea mays L.)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/cp.v32i1.15172

Resumo

A popularização da fungicultura no Brasil é um fenômeno recente e tem evoluído a maneira que se disseminou o conhecimento sobre as propriedades nutritivas dos cogumelos e seu potencial gastronômico. O crescente interesse pelo consumo do produto fresco, tem aumentando o número de produtores e apesar de um ser um mercado ainda jovem no nosso país, é um setor muito promissor da agricultura. É necessário estudar localmente palhas com potencial nutritivo que possam ser aproveitadas no cultivo de cogumelos, buscando alternativas para o produtor. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a produção de Pleurotus ostreatus na colonização de substratos não convencionais, utilizando cana-de-açúcar (Saccharum officinarum), o capim-braquiária (Brachiaria decumbens), capim-elefante (Pennisetum purpureum Schumach), bananeira (Musa sp.) e milho (Zea mays L.). Os preparos de biomassa lignocelulósicas, foram acondicionados em sacos de polipropileno com transpirador recebendo o inoculante (3%). O cultivo se deu pelo período de 50 dias. Os parâmetros avaliados foram o tempo de frutificação (dias), massa total de Pleurotus ostreatus (em g), e presença de possível contaminação. Os resultados obtidos, foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Todos os substratos proporcionaram condições para a frutificação, sendo a mais produtiva a mistura nutritiva de bananeira com capim-elefante. Este estudo objetivou fornecer subsídios para otimizar os protocolos de cultivo de cogumelos comestíveis, visando a utilização de substratos de resíduos agroindustriais de baixo custo e de alta produtividade. Palavras-chave: Shimeji. Resíduos agroindustriais. Substratos lignocelulósicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stefany Souza Silva, Centro universitário de Itajubá - FEPI.

Ciências Biológicas; Microbiologia

Laiz Furlan Balioni, Centro Universitário de Itajubá - FEPI.

Ciências Biológicas; Microbiologia

Downloads

Publicado

2021-07-07

Como Citar

Silva, S. S., & Balioni, L. F. (2021). Estudo comparativo sobre a produção de Pleurotus ostreatus cultivado em substratos de capim-braquiária (Brachiaria decumbens), capim-elefante (Pennisetum purpureum Schumach), folhas de bananeira (Musa sp.) e milho (Zea mays L.). Caderno De Pesquisa, 32(1). https://doi.org/10.17058/cp.v32i1.15172

Edição

Seção

Artigos