Educar para a Sustentabilidade pela Redescoberta de Gaia: Relato de Caso sobre a Realização de Oficinas de Formação Pedagógica com Estudantes do Ensino Médio – Curso Normal, em Encruzilhada do Sul, RS, Brasil

Autores

  • Christyan Afolter da Rosa Pereira Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC https://orcid.org/0000-0001-8573-4545
  • Tania Bernhard Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Andréia Köche Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.17058/cp.v32i3.16575

Resumo

Pressupondo-se a necessidade de uma educação construcionista, pautada no desenvolvimento de uma pedagogia desenvolvida em projetos, incentivando descobertas e reconstruções do conhecimento, o presente trabalho buscou avaliar a eficácia de oficinas de formação pedagógica realizadas em instituto educacional do município de Encruzilhada do Sul - RS, verificando, a partir de encontros síncronos e aplicação de questionários, as visões das estudantes sobre temáticas como Sustentabilidade, Biodiversidade, Responsabilidade Individual e Protagonismo Docente. O estudo foi realizado durante a realização do Estágio Supervisionado em Biologia II, constante do currículo do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, entre os meses de outubro e dezembro de 2020. Dentre os resultados obtidos, destaca-se a obtenção de respostas qualificadas, as quais foram analisadas de acordo com as premissas da Educação Ambiental Crítica, justificando-se a importância de tal abordagem para a compreensão do mundo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christyan Afolter da Rosa Pereira, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Tania Bernhard, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Professora do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Regente da disciplina de Estágio em Biologia II.

Andréia Köche, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Docente do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas da UNISC.

Downloads

Publicado

2022-01-13

Como Citar

Pereira, C. A. da R., Bernhard, T., & Köche, A. (2022). Educar para a Sustentabilidade pela Redescoberta de Gaia: Relato de Caso sobre a Realização de Oficinas de Formação Pedagógica com Estudantes do Ensino Médio – Curso Normal, em Encruzilhada do Sul, RS, Brasil. Caderno De Pesquisa, 32(3), 1-10. https://doi.org/10.17058/cp.v32i3.16575

Edição

Seção

Artigos