Educar para a Sustentabilidade pela Redescoberta de Gaia: Relato de Caso sobre a Realização de Oficinas de Formação Pedagógica com Estudantes do Ensino Médio – Curso Normal, em Encruzilhada do Sul, RS, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17058/cp.v32i3.16575Resumo
Pressupondo-se a necessidade de uma educação construcionista, pautada no desenvolvimento de uma pedagogia desenvolvida em projetos, incentivando descobertas e reconstruções do conhecimento, o presente trabalho buscou avaliar a eficácia de oficinas de formação pedagógica realizadas em instituto educacional do município de Encruzilhada do Sul - RS, verificando, a partir de encontros síncronos e aplicação de questionários, as visões das estudantes sobre temáticas como Sustentabilidade, Biodiversidade, Responsabilidade Individual e Protagonismo Docente. O estudo foi realizado durante a realização do Estágio Supervisionado em Biologia II, constante do currículo do curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, entre os meses de outubro e dezembro de 2020. Dentre os resultados obtidos, destaca-se a obtenção de respostas qualificadas, as quais foram analisadas de acordo com as premissas da Educação Ambiental Crítica, justificando-se a importância de tal abordagem para a compreensão do mundo contemporâneo.