INVERTEBRADOS BENTÔNICOS DE UMA BAÍA DO PANTANAL MATO-GROSSENSE, MT: COMUNIDADE DETERMINADA PELA DINÂMICA DAS ÁGUAS

Autores

  • ERNANDES SOBREIRA OLIVEIRA JUNIOR Universidade do Estado de Mato Grosso. Cáceres, Mato Grosso, Brasil. Centro de Limnologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal. Laboratório de Ictiologia do Pantanal Norte. Av Santos Dummont, Cidade Universitária, Campus Universitária de Cáceres. http://www.novoportal.unemat.br/index.php CEP 78200-000. E-mail para correspondência: ernandes.biodagua@yahoo.com.br
  • Claumir César Muniz Universidade do Estado de Mato Grosso. Cáceres, Mato Grosso, Brasil. Centro de Limnologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal. Laboratório de Ictiologia do Pantanal Norte. Av Santos Dummont, Cidade Universitária, Campus Universitária de Cáceres. http://www.novoportal.unemat.br/index.php CEP 78200-000.
  • Cristina Márcia de Menezes Butakka Universidade do Estado de Mato Grosso. Cáceres, Mato Grosso, Brasil. Centro de Limnologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal. Laboratório de Limnologia. Av Santos Dummont, Cidade Universitária, Campus Universitária de Cáceres. CEP 78200-000.

DOI:

https://doi.org/10.17058/cp.v26i2.4739

Resumo

Os invertebrados bentônicos são responsáveis pela dinâmica de material orgânico presente dentro de um corpo hídrico. A dinâmica destes invertebrados pode estar correlacionada com os fatores físico-químicos, bem como o efluxo de matéria no sistema. Esta pesquisa propôs-se a descrever a comunidade de invertebrados bentônicos da Baía do Coqueiro, pertencente ao Pantanal Norte do Brasil, na baixada Cuiabana. A Baía do Coqueiro possui um sistema em que podem ser distintos três tipos de ambiente: aquele que recebe maior porção de água proveniente do Rio Piraim, Corixão; uma região aberta, denominada como Limnética; e uma região afastada, descrita como Corixinho. Estes três ambientes foram estudados durante 2000 e 2001, e os invertebrados coletados foram descritos em tabelas e suas densidades em figuras. Percebe-se que o pulso de inundação é um fator determinante na dinâmica dos invertebrados bentônicos, proporcionando uma troca na comunidade em virtude das cheias e estiagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-06-24

Como Citar

OLIVEIRA JUNIOR, E. S., Muniz, C. C., & Butakka, C. M. de M. (2014). INVERTEBRADOS BENTÔNICOS DE UMA BAÍA DO PANTANAL MATO-GROSSENSE, MT: COMUNIDADE DETERMINADA PELA DINÂMICA DAS ÁGUAS. Caderno De Pesquisa, 26(2), 16-24. https://doi.org/10.17058/cp.v26i2.4739

Edição

Seção

Artigos