DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DE ROEDORES SILVESTRES NA FLORESTA NACIONAL DE PASSO FUNDO/RS

Autores

  • Franciele Coghetto UFSM - Mestranda
  • Fernanda Rigo
  • Rafaela Badinelli Hummel UFSM/ Mestranda
  • Lucas Donato Toso UFSM/ Graduando
  • Eliara Marin Piazza UFSM/ Mestranda
  • Jorge Reppold Marinho

DOI:

https://doi.org/10.17058/cp.v26i2.4825

Resumo

O conhecimento sobre a cadeia trófica e seus componentes é de suma importância, tanto para analisar os processos ecológicos quanto para inferir sobre a conservação de fragmentos florestais. Em conjunto, os pequenos mamíferos compõem o maior número de mamíferos florestais e são elementos importantes nas cadeias tróficas. O levantamento da fauna de roedores com a intenção de cobrir os efeitos da sazonalidade sobre a comunidade de pequenos mamíferos contribui para o monitoramento destes animais no local. O objetivo deste trabalho foi inventariar a composição e a distribuição dos pequenos mamíferos da Floresta Nacional de Passo Fundo (FLONA). Na área, que caracteriza-se por transição entre mata nativa e plantio de Pinus sp., foram instaladas armadilhas de gaiola distribuídas em três transecções, cada uma com 14 pontos de modo que 7 ficassem na área de mata nativa e 7 no plantio de Pinus sp. Foram utilizadas 84 armadilhas, que permaneceram 5 dias armadas, a cada estação de coleta perfazendo um esforço amostral de 1.680 armadilhas. Obteve-se um total de 114 capturas, com um índice de captura de 6,78%. Estes indivíduos, sendo de 4 espécies; Oligoryzomys flavenscens, Oligoryzomys nigripes, Akodon montensis e Thaptomys nigrita foram encontrados em maior número na primavera (40,35%), quando também houve o maior índice de captura. Os maiores índices de captura ocorreram na área de monocultura, fato que indica a ausência de inimigos naturais dada a baixa diversidade animal em florestas homogêneas. As variações nas taxas de capturas podem estar relacionadas a vários fatores exógenos e endógenos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele Coghetto, UFSM - Mestranda

Bióloga, Mestranda em Engenharia Agrícola, Área de Concentração: Engenharia Agroambiental, Universidade Federal de Santa Maria.

Fernanda Rigo

Bióloga, Especialista em Licenciamento Ambiental

Rafaela Badinelli Hummel, UFSM/ Mestranda

Engenheira Florestal, Mestranda em Engenharia Florestal, Universidade Federal de Santa Maria.

Lucas Donato Toso, UFSM/ Graduando

Acadêmico de Engenharia Florestal, Universidade Federal de Santa Maria

Eliara Marin Piazza, UFSM/ Mestranda

Engenheira Florestal, Mestranda Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2014-06-24

Como Citar

Coghetto, F., Rigo, F., Badinelli Hummel, R., Toso, L. D., Marin Piazza, E., & Marinho, J. R. (2014). DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DE ROEDORES SILVESTRES NA FLORESTA NACIONAL DE PASSO FUNDO/RS. Caderno De Pesquisa, 26(2), 6-15. https://doi.org/10.17058/cp.v26i2.4825

Edição

Seção

Artigos