Identificando as escalas de variabilidade da comunidade de macroinvertebrados bentônicos na bacia do rio Forqueta, RS

Autores

  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Centro Universitário UNIVATES
  • Norma Luiza Würdig Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.17058/cp.v27i1.5373

Resumo

O estudo da estrutura das comunidades de macroinvertebrados bentônicos considerando múltiplas escalas espaciais tem sido atualmente um dos principais objetos de estudo na ecologia de bentos. Objetivou-se neste estudo analisar a variabilidade da comunidade de macroinvertebrados bentônicos em três escalas espaciais (rio, segmento de rio e mesohábitat) na bacia do rio Forqueta (RS, Brasil), enfatizando quais escalas espaciais melhor explicam a estrutura da comunidade nesta bacia. Investigou-se a porcentagem da variabilidade na riqueza de organismos pode ser explicada pelos descritores ambientais locais e quais influenciam na estrutura da comunidade. As amostragens seguiram um delineamento amostral hierárquico. Foram amostrados oito segmentos de rio, formados pelos mesohábitats: corredeira e remanso, no verão de 2008. A nested Anova mostrou que a comunidade de macroinvertebrados bentônicos varia nas três escalas analisadas, sendo que a comunidade está estruturada principalmente de acordo com a escala de mesohábitat. A Análise de Redundância parcial (pRDA) evidenciou alcalinidade, condutividade, dureza, sólidos totais dissolvidos e temperatura da água como os descritores que mais contribuíram para explicar a estrutura espacial da comunidade. A partilha da variância mostrou que 12,5% da variabilidade da comunidade foi explicada puramente pelos descritores ambientais. Os resultados mostram a correspondência entre a distribuição das comunidades de macroinvertebrados bentônicos e os descritores ambientais, demonstrando a importância das variações em mesoescala para o estudo da distribuição destes organismos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Centro Universitário UNIVATES

Bióloga, Mestre em Biologia Animal (UFRGS), Doutora em Ecologia (UFRGS). Prof. Programa de Pós Graduação Mestrado em Ensino - Centro Universitário UNIVATES.

Norma Luiza Würdig, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bióloga, Mestre e Doutora em Geociências. Laboratório de Invertebrados Bentônicos I - UFRGS

Downloads

Publicado

2015-02-03

Como Citar

Strohschoen, A. A. G., & Würdig, N. L. (2015). Identificando as escalas de variabilidade da comunidade de macroinvertebrados bentônicos na bacia do rio Forqueta, RS. Caderno De Pesquisa, 27(1), 6-21. https://doi.org/10.17058/cp.v27i1.5373

Edição

Seção

Artigos