CONTEÚDOS DE BOTÂNICA EM PROVAS DE INGRESSO

Autores

  • Edinalva de Sá e Silva
  • Maria Carolina Abreu

DOI:

https://doi.org/10.17058/cp.v26i3.5587

Resumo

A principal forma de acesso ao Ensino Superior até o ano de 1998, em nosso país foi o vestibular. Desde então, começou a ser substituído totalmente ou parcialmente pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) nas universidades estaduais e federais brasileiras. O ensino de Botânica na educação básica é marcado pela deficiência no ensino-aprendizagem. Diante disso, buscou-se investigar como este conteúdo está sendo abordado nas provas dos vestibulares da rede pública de ensino superior no Piauí: UFPI, UESPI e ENEM. Foram analisadas as provas de 2006 à 2010 dos respectivos vestibulares. Para isso, foram verificadas vinte provas da UFPI, cinco da UESPI e cinco do ENEM, perfazendo um total de 30 provas e 415 questões de Biologia, sendo que 38 destas foram dedicadas ao conteúdo de Botânica. Ao ser feita a análise das 38 questões propostas, verificou-se que a maioria das questões limitou-se a descrição das características morfo-fisiológicas das plantas.

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Publicado

2015-01-29

Como Citar

Silva, E. de S. e, & Abreu, M. C. (2015). CONTEÚDOS DE BOTÂNICA EM PROVAS DE INGRESSO. Caderno De Pesquisa, 26(3), 77-85. https://doi.org/10.17058/cp.v26i3.5587

Edição

Seção

Artigos