Estrutura e padrão espacial de Tacinga palmadora (Britton & Rose) N.P.Taylor & Stuppy (Cactaceae) em vegetação de caatinga conservada

Autores

  • Alex da Silva Barbosa CCHSA/UFPB
  • ROBSON LUIS SILVA DE MEDEIROS FCAV/UNESP http://orcid.org/0000-0003-4396-1584
  • José Nailson Barros Santos CCF/UFRPE
  • Alberício Pereira de Andrade CCA/UFPB
  • Miguel Avelino Barbosa Neto CCA/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.17058/cp.v29i2.9404

Resumo

A família Cactaceae compreende a segunda maior família botânica endêmica das Américas. O objetivo do trabalho foi descrever a distribuição espacial de T. palmadora e obter subsídios sobre o comportamento ecológico e estrutural da espécie numa área de caatinga conservada. Para a avaliação quantitativa da população foi utilizado o método de parcelas contíguas, que foram divididas em 100 parcelas de 10m x 10m. Para verificar o padrão de distribuição da espécie na área foram utilizados mapas de distribuição espacial, construídos através de sistema de coordenadas SURFER®. A população foi estimada em 1.883 indivíduos ha -1, obtendo-se uma alta densidade absoluta e frequência relativa de 100% nas parcelas experimentais. Os espécimes encontram-se uniformemente distribuídos na área amostral, sem a presença de grandes aglomerados. Em aproximadamente 43,5% da área foram amostrados até 10 indivíduos por unidade amostral. A utilização dos mapas foi capaz de caracterizar a estrutura vertical e o modo de distribuição da população na área, demonstrando aleatoriedade no padrão de distribuição espacial. A população estudada demonstra estabilidade o que permite predizer que a espécie terá boa representatividade e ausência de problemas futuros. A T. palmadora tende a apresentar distribuição uniforme e elevada abundância em áreas de caatinga conservada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex da Silva Barbosa, CCHSA/UFPB

écnico Agrícola pelo Colégio Agrícola "Vidal deNegreiros", Bananeiras (2006). Graduado em Ciências Agrárias, pela Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras (2009), com período sanduíche na Universidade de Lisboa, Portugal (2008). PósGraduado em Ciências Ambientais pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa da Paraíba, Guarabira (2010). Mestre em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, Areia (2011), com desenvolvimento de parte da pesquisa no Instituto Nacional do Semiárido, Campina Grande, PB. Doutor em Agronomia pela mesma Universidade com período sanduíche na The University of Melbourne (Melbourne, State of Victoria Australia) (2015). Tem experiência nas áreas de Agricultura Tropical, Horticultura, Metabolômica e Genômica Vegetal (Cactaceae) e Extensão Rural. É Professor concursado do Departamento de Agricultura, Campus III da Universidade Federal da Paraíba em Bananeiras.

ROBSON LUIS SILVA DE MEDEIROS, FCAV/UNESP

Graduado em Ciências Agrárias (Licenciatura Plena), pela Universidade Federal da Paraíba (2016). Aluno de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Produção Vegetal), Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho", na linha de pesquisa Fisiologia e Manejo de Culturas. Foi Bolsista PIBIC/CNPq/UFPB durante sua graduação de agosto de 2012 a julho 2015. Foi Bolsista e voluntário de projetos de extensões (PROBEX). Atualmente é Aluno cadastrado nos grupos de pesquisa: Ecologia e Produção Vegetal no Semiárido (CCHSA/UFPB), Nutrição e Melhoramento Florestal (FCAV/UNESP) e Grupo de Estudos em Tecnologia de Sementes e Melhoramento Florestal (FCAV/UNESP).

José Nailson Barros Santos, CCF/UFRPE

raduado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba (2013), BananeirasPB, onde atuou como bolsista PIBIC (CNPq), nos anos de 2012 e 2013 com Florística, Fitossociologia, Ecofisiologia e Fenologia de essências florestais de Brejo de Altitude. Mestre em Ciências Florestais, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016), Recife ? PB. Neste período atuou no desenvolvimento de trabalhos envolvendo modelagem matemática para a predição de área foliar de espécies florestais nativas da Floresta Atlântica?Brasil. Atualmente é aluno do Programa de Pósgraduação em Ciências Florestais (PPGCF), Bolsista CAPES (nível de doutorado), pela UFRPE. Detém vínculo participativo em projetos de pesquisa com ênfase em investigações dos processos ecológicos do Semiárido e ecossistemas associados. É membro ativo do Grupo de pesquisa do CNPq: Ecologia, Manejo e Conservação de Recursos Vegetais no Semiárido (ECOVAR). Possui experiência em Ciências Florestais; nas áreas de Florística, Ecofisiologia, Modelagem estatística, Silvicultura e Agroecologia.

Alberício Pereira de Andrade, CCA/UFPB

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1976), Mestrado em Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal de Santa Maria (1980) e Doutorado em Agronomia (Ecofisiologia Vegetal) Universidad de Córdoba, CórdobaEspanha (1992). Por dois mandatos consecutivos foi Diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFPB. Foi Diretor Adjunto e Presidente do Comitê Gestor do Plano Diretor do INSA/MCTI. A convite da FAO, participou de viagem de estudos em Universidades Americanas (Texas, Arizona, Novo Mexico e San Diego na California) e no México (Monterrey e Chihuahua). Participou da Missão Científica de Cooperação Brasileira entre o Brasil e a Jordânia, em Amã, Jordânia. Integrou a comissão que subsidiou as discussões técnicas dos representantes do Ministério das Relações Exteriores na Nona Sessão da Conferência das Partes, Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, em Buenos Aires, Argentina. Foi Professor Visitante Nacional Sênior (CAPES) da UAG/UFRPE, atuando no Programa de PósGraduação em Ciência Animal e Pastagens da UAG/UFRPE. Integra o corpo docente permanente do Programa de PósGraduação em Zootecnia do CCA/UFPB e como Professor Colaborador no Programa de PósGraduação em Agronomia do CCA/UFPB. Atualmente é concursado como Professor TitularLivre da UAG/UFRPE. Tem experiência em Ecofisiologia Vegetal e Relação Solo Água Planta, desenvolvendo pesquisa, principalmente, com os seguintes temas: Caatinga, Forrageiras Nativas do Semiárido, Pressão de Pastejo, Cobertura Vegetal, Sustentabilidade e Impacto Ambiental.

Miguel Avelino Barbosa Neto, CCA/UFPB

Graduado em Ciências Agrárias (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Aluno do Programa de Pós Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba Campus II AreiaPB, atuando na linha de pesquisa de sementes. Estagiou na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Integrante do Grupo de Pesquisa em Ecologia, Manejo e Conservação de Recursos Vegetais no Semiárido, atuando na linha de pesquisa Manejo de Agroecossistemas. Foi bolsista PIBIC do projeto Ecologia de Populações e Perfil de Metabólitos Secundários de Pilosocereus pachycladus Ritter. (Cactaceae) em Áreas da Caatinga Paraibana, Brasil e do projeto Ecologia e Conservação de Cactáceas de Ocorrência natural no Semiárido da Paraíba, atuando com fenologia reprodutiva e sinecologia de Pilosocereus pachycladus Ritter (Cactaceae) em áreas de conservação no Estado da Paraíba. Atualmente é bolsista PROLICEN do projeto Botânica como instrumento de ensino nas escolas públicas de Bananeiras e Solânea, Paraíba.Tem experiência com Ecologia de florestas de Brejos de altitude e Semiárido.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Como Citar

Barbosa, A. da S., MEDEIROS, R. L. S. D., Santos, J. N. B., Andrade, A. P. de, & Barbosa Neto, M. A. (2017). Estrutura e padrão espacial de Tacinga palmadora (Britton & Rose) N.P.Taylor & Stuppy (Cactaceae) em vegetação de caatinga conservada. Caderno De Pesquisa, 29(2). https://doi.org/10.17058/cp.v29i2.9404

Edição

Seção

Artigos