Artropodofauna da cultura do arroz de várzea em Alagoas-Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/cp.v29i3.9930

Resumo

A cultura do arroz se destaca por desempenhar papel estratégico tanto em nível econômico quanto social para vários povos. Durante o seu desenvolvimento, é afetado por diversas pragas, que podem reduzir significativamente a sua produtividade. Objetivou-se com esse trabalho, conhecer a fauna de artrópodes associados à cultura do arroz de várzea no município de Igreja Nova, no Estado de Alagoas. Foram realizadas 10 coletas quinzenais durante cinco (5) meses. Em cada avaliação, foram coletadas 30 plantas e realizada uma varredura aleatoriamente de uma hora com rede entomológica. O material vegetal coletado foi colocado em sacos de papel revestidos com sacos plásticos e acondicionado em caixa de isopor refrigerada. O material coletado com a rede entomológica foi transferido para frascos com álcool 70% e em alguns casos, em envelopes entomológicos. Todo o material foi encaminhado ao Laboratório de Entomologia/ Acarologia da Universidade Federal de Alagoas- Campus Arapiraca e triado com o auxilio de pincel de cerdas finas em microscópio estereoscópico. Os artrópodes encontrados foram armazenados em potes plásticos e tubos eppendorfs contendo álcool a 70%. Posteriormente os insetos foram montados, em caixas entomológicas e os ácaros em lâminas contendo meio de Hoyer, para microscopia, sendo então identificados utilizando-se microscópio estereoscópico, microscópio de contraste de fases e chaves dicotômicas especializadas. Foi coletado um total 7128 artrópodes (adultos e imaturos), distribuídos nos seguintes táxons: Insecta (4856), Acari (1929), Araneae (239) e Collembola (104).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

janaina Alves Feitosa, Universidade federal de alagoas. Faculdade de Ensino Regional Alternativa.

Possui Mestrado em Proteção de Plantas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência na área de Biologia, com ênfase em Entomologia e Acarologia Geral e Biologia celular e em Saúde Pública . Atualmente é professora assistente do curso de graduação em Educação Física e de Pós graduação da Faculdade de Ensino Regional Alternativa - FERA, onde é membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE).

Downloads

Publicado

2017-09-05

Como Citar

Feitosa, janaina A. (2017). Artropodofauna da cultura do arroz de várzea em Alagoas-Brasil. Caderno De Pesquisa, 29(3). https://doi.org/10.17058/cp.v29i3.9930

Edição

Seção

Artigos