Comentários do leitor

Como ser uma pessoa mais produtiva

por Franklin Mejia (2020-09-01)



Organize sua agenda
O primeiro passo para se tornar uma pessoa mais produtiva é fazer da organização parte da sua rotina. Comece criando o hábito de planejar o seu dia. Com a ajuda de uma agenda, escreva todos os compromissos e tarefas que terá nas próximas 24 horas. Faça sempre as coisas mais fáceis primeiro e estabeleça prioridades. O ideal é priorizar apenas uma coisa por dia e não deixar tarefas importantes para o final do dia, quando já estará cansado. Tenha atenção ainda com as reuniões: só as faça quando o assunto for realmente decisivo. Caso contrário, tente resolver por e-mail ou telefone.

Tarefas domésticas, animais de estimação, filhos pequenos, pessoas conversando, TV ligada ou até mesmo o celular. É preciso muita força de vontade para não deixar o trabalho de lado.

Se você trabalha com produtos digitais ou pensa em investir nesse mercado e sofre com esse problema, não se preocupe. Para ajudar você nessa empreitada, separamos algumas dicas para você ser mais produtivo e fazer o seu dia render mais.

Cotidiano em ordem, produtividade em alta
Apenas para termos uma ideia, segundo pesquisa, um trabalhador brasileiro leva 1 hora para produzir um produto ou serviço que é feito 15 minutos por um americano. No Brasil, se produz por hora 16,75 dólares, enquanto nos Estados Unidos esse valor é de 67 dólares.

É importante deixar claro que isso não significa que os trabalhadores brasileiros trabalhem ou se empenhem menos que os americanos. Isso apenas evidencia as lacunas de desenvolvimento social, tecnológico e a falta de investimento na educação, que causam essa diferença de quase 75%, como afirmou o professor da FGV, Renan Pieri, em matéria publicada pela UOL.

É como cada um administra o próprio tempo.

Tempo é o recurso mais escasso e mais valioso do mundo. Uma vez que passa, ele não volta.

A verdade é que todo mundo tem as mesmas 24 horas para preencher todos os dias, inclusive você e os milionários.

Uma coisa eu te digo: a forma como eles administram o tempo deles é a solução que você estava procurando, caso queira aumentar sua produtividade e da sua empresa.

3. Respeite as suas refeições
Um dia produtivo começa com um bom café da manhã, de preferência, com muitas frutas, aveia e ovos. Evite leite, laticínios ou qualquer alimento com excesso de açúcar. Com um ótimo café da manhã, você já começa o dia se sentindo bem disposto, animado e fisiologicamente energizado.

Além disso, não pule refeições, e tenha sempre à mão castanhas e frutas secas para comer quando sentir fome nos intervalos. As pequenas refeições saudáveis são tão fundamentais quanto as grandes para se manter energizado ao longo de todo o dia.