HISTÓRIA E MEMÓRIA DE BAGÉ: INTERSECÇÕES ENTRE O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA UFSM, O ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL E MUSEU DOM DIOGO DE SOUZA.

Autores

  • Jorge Alberto Soares Cruz
  • Luciana Souza de Brito
  • Maria Medianeira Padoin

Palavras-chave:

Memória, Patrimônio, Fronteira.

Resumo

O presente trabalho visa a difusão das ações realizadas por meio do desenvolvimento do projeto de extensão, intitulado “História, Memória e Patrimônio I – Bagé”, que está vinculado ao Programa de Extensão registrado junto ao Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) "Patrimônio Histórico, gestão documental, memória, preservação." A equipe gestora é composta pela coordenadora professora Dra. Maria Medianeira Padoin (UFSM/ Grupo de Pesquisa CNPq História Platina) e Vice Coordenador: Prof. Ddo Jorge Alberto Soares Cruz (UFSM/ Grupo de Pesquisa CNPq História Platina), além da participação da Profa. Dda. Luciana Souza de Brito (UFSM/PPGH e FURG) e do Ddo. Gustavo Andrade (UFSM/PPGH). Integram este Projeto a Fundação Áttila Taborda/Universidade da Região da Campanha/ Museu Dom Diogo de Souza e PROIPPEX/URCAMP (Pró-reitoria de Inovação Pós-graduação Pesquisa e Extensão da URCAMP/Bagé) e o Arquivo Público Municipal de Bagé. O objetivo do projeto foi realizar ações que contemplem a aplicação de conhecimentos produzidos no âmbito da Universidade e colabore na qualificação profissional tanto de agentes que atuam com o patrimônio histórico cultural daquela localidade como também de docentes e alunos desde o ensino básico ao superior, bem como e outros interessados. Nesse sentido, a partir de reuniões com entidades e órgãos locais foi organizado conjuntamente cursos e ciclo de palestras com o fim de colaborar na preservação, por meio de um trabalho profissional, visando garantir espaços adequados aos acervos históricos e documentais, além de colaborar com o acesso às informações e aos acervos que são a herança cultural e histórica de todos. Para tanto, como procedimento metodológico foram elaborados cursos de capacitação na área de gestão e preservação do patrimônio documental além de um ciclo de palestras onde se abordou temas referentes a história, a memória e identidade daquela região de fronteira. As ações ocorreram nas dependências do Museu Dom Diogo de Souza, que participou com toda sua infraestrutura e apoio de pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Alberto Soares Cruz

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em História - PPGH, Professor do Curso de arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, integrante do Grupo de Pesquisa CNPq/UFSM História Platina: sociedade, poder e instituições.

Luciana Souza de Brito

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História, Professora do Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Rio Grande – FURG, integrante do Grupo de Pesquisa CNPq/UFSM História Platina: sociedade, poder e instituições

Maria Medianeira Padoin

Doutora em História, Professora do Programa de Pós-Graduação em História, do Programa em Patrimônio Cultural e do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, coordenadora doGrupo de Pesquisa CNPq/UFSM História Platina: sociedade, poder e instituições.

Downloads

Publicado

2018-10-13

Como Citar

Cruz, J. A. S., Brito, L. S. de, & Padoin, M. M. (2018). HISTÓRIA E MEMÓRIA DE BAGÉ: INTERSECÇÕES ENTRE O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA UFSM, O ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL E MUSEU DOM DIOGO DE SOUZA. Revista Do CEPA, 37(49). Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/cepa/article/view/12703

Edição

Seção

Artigos