Uma Metodologia Acessível Para Higienização Rigorosa De Objetos De Metal Musealizados Para Museus

Autores

  • Eder Ribeiro Oliveira
  • Heloísa Helena Fernandes Gonçalves da Costa

Palavras-chave:

Metodologia, Higienização Rigorosa, Museu.

Resumo

O presente trabalho é o relato de pesquisa e experimentação em busca de estabelecer uma metodologia capaz de remover ferrugem de acervos museológicos compostos de metal, acessível do ponto de vista financeiro e observando toda a segurança que é prevista para tratar objetos sob a guarda de museus e instituições de preservação. O experimento foi realizado pela equipe de Divisão de Museologia do Museu Antropológico Diretor Pestana/UNIJUÍ.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eder Ribeiro Oliveira

Mestrando no Programa de Pós Graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria/RS, Bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas. Museólogo no Museu Antropológico Diretor Pestana/UNIJUÍ.

Heloísa Helena Fernandes Gonçalves da Costa

Doutora em Sociologia pela Université du Québec à Montréal, Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, Graduada em História pela Universidade Federal Fluminense e em Museologia pelo Museu Histórico Nacional. Professora permanente do Programa de Pós Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia; Professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Museologia da UNIRIO e do Mestrado Profissionalizante em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria/RS.

Downloads

Como Citar

Oliveira, E. R., & Costa, H. H. F. G. da. (2018). Uma Metodologia Acessível Para Higienização Rigorosa De Objetos De Metal Musealizados Para Museus. Revista Do CEPA, 37(49). Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/cepa/article/view/12725

Edição

Seção

Artigos