Língua/Identidade: (i)migrações e o processo linguístico em Porto Novo/SC

Autores

  • João Vitor Sausen
  • Murilo de Melo Penha
  • Ricardo Kemmerich
  • André Luís Ramos Soares

Palavras-chave:

Germanismo, Nacionalização, Porto Novo.

Resumo

O século XIX foi marcado pelo começo da imigração germânica oficial para o Brasil. Tais imigrantes eram provenientes de um contexto de crescente impulso nacionalista e de posterior formação de um Estado-nação alemão, trouxeram consigo a valorização de línguas vernáculas como o hoch deutsch, e a busca pela manutenção das mesmas, já que representavam o cerne da sua identidade. Muitos imigrantes germânicos, quando instalados em solo brasileiro mantiveram a tendência de formação de comunidades onde se relacionavam apenas com indivíduos de língua comum. Tendo em vista a formação de um sentimento de brasilidade, o projeto de nacionalização empreendido pelo Estado Novo (1937-1945) impõe um fim às “bolhas” culturais dentro do seu território, numa tentativa de introduzir os indivíduos que as compunham em um ambiente de fala lusitana. O presente artigo visa uma breve análise do processo de nacionalização, empreendido especificamente em uma colônia exclusiva para teuto-brasileiros de religião católica, conhecida como “Porto Novo”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Vitor Sausen

Graduando em história na UFSM; estagiário do Núcleo de Estudos do Patrimônio e Memória, onde possui Bolsa Probic/Fapergs ; colaborador do Grupo de Estudos do Mundo Antigo e Mediterrânico (GEMAM/UFSM).

Murilo de Melo Penha

Acadêmico do curso de História - Bacharelado e Licenciatura Plena da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Estagiário do Núcleo de Estudos do Patrimônio e Memória (NEP/UFSM; Estagiário do Laboratório de Estudos e Pesquisas Arqueológicas (LEPA).

Ricardo Kemmerich

Graduado em história pela UFSM; Mestrando do Programa de Pós Graduação em História da UFSM; Bolsista CAPES/DS.

André Luís Ramos Soares

Coordenador Núcleo de Estudos do Patrimônio e Memória - NEP-Departamento de História - UFSM; Coordenador Laboratório de Estudos e Pesquisas Arqueológicas - LEPA - Dep. História- UFSM; Tutor do Programa de Educação Tutorial - PET - Indígena; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em História - PPGH - mestrado e doutorado; Professor convidado Mestrado em Arqueologia e Arte Rupestre - Instituto Politécnico de Tomar - IPT- Portugal; Investigador colaborador do grupo de Quaternário e Pré-História do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, Portugal; Docente Visitante Erasmus Mundus, programa de Mestrado em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre - IPT - Portugal;

Downloads

Como Citar

Sausen, J. V., Penha, M. de M., Kemmerich, R., & Soares, A. L. R. (2018). Língua/Identidade: (i)migrações e o processo linguístico em Porto Novo/SC. Revista Do CEPA, 37(49). Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/cepa/article/view/12729

Edição

Seção

Artigos