IMPORTÂNCIA DA PATRIMONIALIZAÇÃO PARA A PRESERVAÇÃO DOS BENS HISTÓRICOS E CULTURAIS

Autores

  • Marta Rosa Borin
  • Vivian Alkaim Salomão José

Palavras-chave:

Cultura, Patrimônio Histórico, Identidade.

Resumo

Como a concepção de patrimonialização de bens culturais está ligada a ideia de valores identitários socialmente produzidos, busca-se refletir sobre o significado do patrimônio cultural para grupos e instituições de patrimônio, neste caso, a partir de um projeto de extensão com bolsa FIEX, da Universidade Federal de Santa Maria, junto ao Museu de Arte Sacra de Santa Maria. O acervo documental e material deste espaço museológico contribui para uma releitura da sociedade santa-mariense, bem como propicia identificar aspectos das relações políticas entre a Igreja e o Estado, considerando-se o contexto histórico.Optamos pela metodologia da educação patrimonial para averiguar, a partir da narrativa dos estudantes da Educação Básica e de pessoas da comunidade da cidade de Santa Maria,qual a ideia que eles têm sobre patrimônio cultural e de que forma relacionam os bens patrimoniais com a História e suas próprias trajetórias de vida. Pois, entende-se que, na releitura daquilo que é tradicional e na rede de relações que se estabelece na vida social e simbólica das pessoas, podem recuperar traços da história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Rosa Borin

Doutora em História, professora do Departamento de Metodologia do Ensino, Centro de Educação, do Programa de Pós-graduação em História, do Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural – Mestrado Profissional, Universidade Federal de Santa Maria/Brasil, Coordenadora do Projeto.

Vivian Alkaim Salomão José

Acadêmica do Curso de História, Universidade Federal de Santa Maria, bolsista FIEX/UFSM.

Downloads

Como Citar

Borin, M. R., & José, V. A. S. (2018). IMPORTÂNCIA DA PATRIMONIALIZAÇÃO PARA A PRESERVAÇÃO DOS BENS HISTÓRICOS E CULTURAIS. Revista Do CEPA, 37(49). Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/cepa/article/view/12738

Edição

Seção

Artigos