Legados escritos e trajetória imigrante: os manuscritos de Antônio Ceretta

Autores

  • Ricardo Kemmerich UFSM
  • João Vítor Sausen UFSM

Palavras-chave:

Memória, Imigração, Trajetória.

Resumo

Este trabalho tem como principal objetivo propor a utilização de memórias escritas por imigrantes para a reconstituição de suas trajetórias de vida para a melhor compreensão acerca processo de imigração e colonização no Brasil meridional. Este trabalho se configura como um estudo de caso, onde foram utilizadas as memórias do imigrante italiano Antônio Ceretta, chegado ao Brasil em 1880. Ceretta escreveu suas memórias em um conjunto de 6 cadernos manuscritos no início da década de 1940 durante o regime do Estado Novo, narrando um pouco de sua trajetória e do estabelecimentos de imigrantes italianos na região central do estado do Rio Grande do Sul, especificamente nas comunidades de Vale Vêneto e São João do Polêsine. Antônio Ceretta atuou inicialmente como agricultor, tornando-se mais tarde professor da comunidade onde morou toda sua vida, São João do Polêsine. O contexto em que Antônio Ceretta viveu foi marcado por intensas transformações políticas e sociais, em um processo de nacionalização crescente desde o início da Primeira República (1889) atingindo seu ápice no Estado Novo (1937-1945). Apesar do contexto hostil à manifestações de estrangeiros, suas memórias possuem um teor bastante conciliatório, atribuindo o sucesso dos imigrantes italianos na empreitada migratória ao seu ávido trabalho em conjunto a ação da Igreja Católica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Kemmerich, UFSM

Acadêmico do 4º Semestre do Curso Nível Mestrado do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bolsista CAPES/DS.

João Vítor Sausen, UFSM

Acadêmico do 6º semestre do Curso de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Bolsista Probic/Fapergs.

Downloads

Como Citar

Kemmerich, R., & Sausen, J. V. (2018). Legados escritos e trajetória imigrante: os manuscritos de Antônio Ceretta. Revista Do CEPA, 37(49). Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/cepa/article/view/12739

Edição

Seção

Artigos