MEMORIAL DO MANECO: ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Autores

  • Marta Rosa Borin
  • Maria Romero Helena N. Romero

Palavras-chave:

Ensino, Memorial, Museu.

Resumo

O Memorial do Colégio Manoel Ribas, cujo prédio teve sua construção ligada à criação da Escola de Artes e Ofícios Santa Terezinha, em 1922, seu acervo contempla histórias vividas que podem ser conhecidas através da pesquisa no arquivo fotográfico e documental, vestígios que revelam o cotidiano e a cultura educacional de uma época. Assim, este texto tem por objetivo relatar experiências no Memorial com estudantes e cuja metodologia consistiu em aulas expositivas,visitas e uma releitura do acervo pelos alunos. Como considerações finais, acreditamos que as ações educativas podem contribuir com a divulgação e a valorização desse espaço como patrimônio portador de significados à comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Rosa Borin

Doutora em História pela UNISINOS, professora do Programa de Pós-graduação em História, do Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural – Mestrado Profissional, professora do Departamento de Metodologia do Ensino, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria/Brasil, Orientadora.

Maria Romero Helena N. Romero

Mestranda no Programa de Pós-graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Especialista em História do Brasil pelo Programa de Pósgraduação em História do Brasil/UFSM. Professora e Supervisora do PIBID/HISTÓRIA/UNIFRA no Colégio Estadual Manoel Ribas/Santa Maria/RS.

Downloads

Como Citar

Borin, M. R., & Romero, M. . R. H. N. (2018). MEMORIAL DO MANECO: ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL. Revista Do CEPA, 37(49). Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/cepa/article/view/12741

Edição

Seção

Artigos