O USO DA METODOLOGIA BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Autores

  • Sergio Celio Klamt UNISC

Palavras-chave:

Ensino, Metodologia, Educação Patrimonial

Resumo

Quando se trata de ensino-aprendizagem, a metodologia sempre foi ainda é um dos fatores determinantes para que aconteça a aprendizagem. Podemos considerar como metodologia de ensino, aquilo que o professor utiliza para facilitar o alcance de um objetivo. O presente trabalho visa apresentar a experiência na utilização da Metodologia Baseada em Projetos no ensino de Educação Patrimonial no curso de História Licenciatura da Universidade de Santa Cruz do Sul. A bibliografia para embasamento teórico foi disponibilizada em sala virtual e discutida em aula presencial. Organizados em grupos de até três integrantes, os acadêmicos partiram de um cenário real (questão âncora): o que minha comunidade considera patrimônio e qual sua influência na vida social e econômica da mesma? Os acadêmicos fizeram a sondagem de dados com agrupamento da amostragem de pessoas em três faixas etárias: até 20 anos; de 20 a 50 anos e mais de 50 anos. Concluídos os levantamentos e feito o tratamento estatístico, os resultados foram apresentados através de um seminário de socialização onde cada grupo argumentou suas interpretações referentes a questão âncora deste trabalho. As considerações demonstraram que nem tudo que é oficialmente considerado patrimônio através de tombamento não o é para a sociedade, bem como a representatividade do patrimônio cultural material e imaterial na vida social e econômica de uma comunidade pode ser significativa. Percebeu-se na compreensão da formação um estudante mais atuante e autônomo, empenhado em levantar e analisar dados para ao finalizar, apresentar um produto. Quando se trata de ensino-aprendizagem, a metodologia sempre foi ainda é um dos fatores determinantes para que aconteça a aprendizagem. Podemos considerar como metodologia de ensino, aquilo que o professor utiliza para facilitar o alcance de um objetivo. O presente trabalho visa apresentar a experiência na utilização da Metodologia Baseada em Projetos no ensino de Educação Patrimonial no curso de História Licenciatura da Universidade de Santa Cruz do Sul. A bibliografia para embasamento teórico foi disponibilizada em sala virtual e discutida em aula presencial. Organizados em grupos de até três integrantes, os acadêmicos partiram de um cenário real (questão âncora): o que minha comunidade considera patrimônio e qual sua influência na vida social e econômica da mesma? Os acadêmicos fizeram a sondagem de dados com agrupamento da amostragem de pessoas em três faixas etárias: até 20 anos; de 20 a 50 anos e mais de 50 anos. Concluídos os levantamentos e feito o tratamento estatístico, os resultados foram apresentados através de um seminário de socialização onde cada grupo argumentou suas interpretações referentes a questão âncora deste trabalho. As considerações demonstraram que nem tudo que é oficialmente considerado patrimônio através de tombamento não o é para a sociedade, bem como a representatividade do patrimônio cultural material e imaterial na vida social e econômica de uma comunidade pode ser significativa. Percebeu-se na compreensão da formação um estudante mais atuante e autônomo, empenhado em levantar e analisar dados para ao finalizar, apresentar um produto.

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Publicado

2020-11-08

Como Citar

Klamt, S. C. (2020). O USO DA METODOLOGIA BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. Revista Do CEPA, 40(52). Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/cepa/article/view/15929

Edição

Seção

Artigos