Resultados do uso do crédito rural (PRONAF) pelos agricultores familiares de Santo Antônio da Patrulha – RS

Autores

  • Jorge L. Amaral de Moraes Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)
  • Alberto Machado de Medeiros Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT e Centro Universitário Cenecista de Osório.
  • Alexandre Aloys Matte Jr Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i0.12081

Palavras-chave:

PRONAF, agricultura familiar, produtores rurais, estruturação, crédito rural

Resumo

Este artigo aborda o tema das políticas de crédito direcionadas à agricultura familiar, destinadas a viabilizar a produção agrícola e a manutenção dos agricultores nas áreas rurais. O estudo parte da premissa de que são necessárias políticas de crédito destinadas ao desenvolvimento rural do município de Santo Antônio da Patrulha-RS, visando desacelerar o êxodo rural e facilitar o processo de sucessão familiar nas propriedades rurais do município. O objetivo principal do estudo é analisar os resultados da utilização do crédito rural proveniente do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) pelos agricultores familiares do município. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental utilizando-se dados disponíveis na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) do município e entrevistas com produtores familiares rurais do município que receberam recursos do PRONAF. Os resultados apontam para um uso preferencial do crédito para a estruturação das propriedades rurais, como compra de maquinário e investimento em galpões e cercas, o que facilita a diversificação da produção e a manutenção das atividades já realizadas no estabelecimento rurais. Além disso, a importância do PRONAF evidencia-se através do grande número de contratos firmados nos últimos anos, impactando diretamente na economia do município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge L. Amaral de Moraes, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Professor do Departamento de Ciências Econômicas (UNISC) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (FACCAT). Engenheiro Agrônomo (UPF). Mestre em Economia Rural (UFRGS). Doutor em Desenvolvimento Rural (UFRGS)

Alberto Machado de Medeiros, Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT e Centro Universitário Cenecista de Osório.

Bacharel em Administração. Mestre em Desenvolvimento Regional.

Alexandre Aloys Matte Jr, Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT

Bacharel em Administração. Mestre em Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

2018-09-12

Como Citar

Moraes, J. L. A. de, Medeiros, A. M. de, & Matte Jr, A. A. (2018). Resultados do uso do crédito rural (PRONAF) pelos agricultores familiares de Santo Antônio da Patrulha – RS. Estudos Do CEPE, 64-80. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i0.12081

Edição

Seção

Artigos