Desenvolvimento e avaliação de um modelo de simulação computacional para reaproveitamento de banners de lona

Autores

  • Eugênio De Oliveira Simonetto Universidade Federal de Santa Maria
  • Glauco Oliveira Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria
  • Carolina Schneider Bender Universidade Federal de Santa Maria
  • Marta Regina Lopes Tocchetto Universidade Federal de Santa Maria
  • Elijeane Dos Santos Sales Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i48.12527

Palavras-chave:

Banners, Modelagem Computacional, Simulaçao Computacional

Resumo

Problemáticas ligadas ao descarte de resíduos, em geral, e principalmente no que tange àqueles que tem um grande impacto ambiental, como é o caso das lonas sintéticas dos banners, exigem a busca por soluções gerenciais, como por exemplo a reciclagem. Os banners apresentam inúmeras utilidades e tem seu uso facilitado pela versatilidade da mídia, sendo amplamente utilizados em eventos científicos e comerciais, porém, simultaneamente, após seu uso, transfere-se ao meio ambiente uma carga maior do que ele pode suportar.Neste artigo, analisou-se o Projeto RElona, que confecciona produtos utilizando a lona de banners que seriam descartados. Assim, concebeu-se uma modelagem computacional, utilizando dados de planilhas disponibilizadas por organizadores de dois eventos de uma IES do Rio Grande do Sul, além de documentos oficiais de empresas produtoras de banners, de forma a linearizar o comportamento do descarte de banners, apresentando aos decisores sugestões de novos produtos que podem ser gerados por meio do reaproveitamento. Foram gerados três cenários – atual, otimista e incerteza – como forma de definir estratégias robustas do presente. Como produtos, foram propostos o reaproveitamento de banner para geração de bolsas e produção de cases de IPAD. Em relação aos resultados, o cenário otimista foi superior em quase todos os aspectos, com exceção da variável referente à geração de resíduos, onde o cenário incerteza demonstrou-se com maior desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eugênio De Oliveira Simonetto, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (1995), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), doutorado em Administração (Área: Sistemas de Informação e Apoio à Decisão) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e estágio pós-doutoral sênior em Produção e Sistemas na Universidade do Minho (Portugal). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência na área de modelagem de sistemas de apoio a decisão.

Glauco Oliveira Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Redes de Computadores pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria(2016) e Doutorando pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, participante de pesquisa na área de Sistemas de Informação, Pesquisa Operacional e Sustentabilidade Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de sistemas complexos e ambientais.

Carolina Schneider Bender, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e Especialista em Administração e Marketing pelo Centro Universitário Internacional (2015). Cursando Mestrado Acadêmico em Administração (PPGA/UFSM), linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Decisão e graduação em Administração na Universidade Federal de Santa Maria. Temas de Interesse: Administração da Informação, Sistemas de Informação, Processo Decisório e Práticas Publicitárias Criativas.

Marta Regina Lopes Tocchetto, Universidade Federal de Santa Maria

possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1980), especialização em Tratamento de Resíduos Industriais pela Pontifícia Universidade Católica-RS (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Engenharia, área Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-seção RS e professor associado III da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência nas áreas de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de resíduos industriais e águas. Coordenou a implantação da Coleta Seletiva Solidária na UFSM.

Elijeane Dos Santos Sales, Universidade Federal de Santa Maria

ossui graduação em administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2010), graduação em Programa Especial de Graduação de Formação de Professores Para A Educação P pela Universidade Federal de Santa Maria (2014) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração.

Downloads

Publicado

2018-07-06

Como Citar

Simonetto, E. D. O., Rodrigues, G. O., Bender, C. S., Tocchetto, M. R. L., & Sales, E. D. S. (2018). Desenvolvimento e avaliação de um modelo de simulação computacional para reaproveitamento de banners de lona. Estudos Do CEPE, (48), 115-131. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i48.12527

Edição

Seção

Artigos