Brasil e os novos acordos preferenciais de comércio: uma análise usando um modelo de equilíbrio geral computável

Autores

  • Fernanda Aparecida Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Dyonatan Kristian Barcelos Florentino Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i48.12863

Palavras-chave:

Comércio, acordos preferenciais, GTAP

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os efeitos de um possível acordo de comércio (APC), entre o Brasil-UE, Brasil-EUA, além da inserção do Brasil nos mega acordos TPP e TTIP e como estes acordos afetam as exportações do agronegócio brasileiro. Para tanto, foi utilizado um modelo de equilíbrio geral computável (GTAP), em que foram simulados cenários de supressão parcial de tarifas de importação e subsídios às exportações. Os resultados indicaram que, em geral, as reduções das barreiras comerciais afetam positivamente variáveis como PIB, taxa de retorno sobre o estoque de capital e os termos de troca. Além disso, com exceção da inserção do Brasil no TPP, os acordos geraram ganhos de bem estar para todos envolvidos no acordo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Aparecida Silva, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Professora Adjunta do Departamento de Economia Rural - UFV.

Dyonatan Kristian Barcelos Florentino, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Economia -UFV.

Downloads

Publicado

2018-07-06

Como Citar

Silva, F. A., & Florentino, D. K. B. (2018). Brasil e os novos acordos preferenciais de comércio: uma análise usando um modelo de equilíbrio geral computável. Estudos Do CEPE, (48), 4-21. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i48.12863

Edição

Seção

Artigos