Externalidades na agricultura: a pesquisa brasileira sob a perspectiva da RBS (revisão bibliográfica sistemática)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i48.13183

Palavras-chave:

Externalidade, Agricultura, Alocação.

Resumo

Toda atividade econômica tem potencial para gerar externalidades, ganhos ou perdas não são incluídas na mensuração feita pelo sistema de preços. Essa falha de mercado, teorizada, inicialmente, pelo economista Arthur Cecil Pigou, discute a má alocação dos recursos, dando vieses a escolha de consumidores e investidores. As atividades agrícolas têm um uma especificidade a mais, são usuárias de bens públicos ou semipúblicos, tendo assim uma maior pluralidade de canais pelos quais difundir parte dos custos de suas atividades. Nesse cenário o texto discute, a partir de uma revisão do “estado da arte” sobre o tema, em termos da pesquisa nacional, em ciências sociais aplicadas como é discutida a questão das externalidades nas atividades agrícolas,. Para tal realizou-se uma revisão bibliográfica, usando a base de dados dos periódicos CAPES. Os resultados encontrados apontam para um grande e duradouro debate sobre o uso de defensivos agrícolas e seus efeitos sobre o meio ambiente, e por outro lado pouco foi encontrado sobre o uso de métodos quantitativos ou metodologias específicas para mensurar ou ao menos estimar a amplitude das externalidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Kasmin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Mirian Beatriz Schneider Braun, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Atualmente é Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando Colegiados do Curso de Ciências Econômicas e nos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e de Economia. Tem experiência na área de Economia Brasileira, Economia Internacional e Desenvolvimento Econômico, principalmente nos seguintes temas:inserção internacional, políticas e barreiras comerciais, agricultura brasileira, desenvolvimento regional e integração Econômica.

Downloads

Publicado

2018-07-06

Como Citar

Kasmin, M. A., & Braun, M. B. S. (2018). Externalidades na agricultura: a pesquisa brasileira sob a perspectiva da RBS (revisão bibliográfica sistemática). Estudos Do CEPE, (48), 88-102. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i48.13183

Edição

Seção

Artigos