A baixa fragmentação da produção regional no Brasil: o caso do estado de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/cepe.v0i48.13243

Palavras-chave:

fragmentação produtiva, cadeias globais de valor, Estado de Santa Catarina.

Resumo

A expansão do comércio internacional deu origem a cadeias globais de valor. Neste contexto, este trabalho apresenta a posição do estado de Santa Catarina na atual divisão internacional do processo produtivo. O procedimento metodológico adotado utilizou estatísticas de comércio exterior e parte da classificação BEC – Classificação Econômica Ampla (Broad Economic Categories) – da Organização das Nações Unidas. Constatou-se que em 1997 o Estado possuía vantagem comparativa nos estágios mais à jusante da cadeia produtiva. Esta condição foi revertida em 2014, quando houve dificuldade na obtenção de vantagem comparativa pela especialização vertical na maioria dos setores pesquisados. As evidências mostraram que o estado não tem uma inserção competitiva no contexto da nova dinâmica produtiva internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciella Martignago, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Economista e Administradora. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL.

Downloads

Publicado

2018-07-06

Como Citar

Perin, F. S., & Martignago, G. (2018). A baixa fragmentação da produção regional no Brasil: o caso do estado de Santa Catarina. Estudos Do CEPE, (48), 39-54. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i48.13243

Edição

Seção

Artigos